Para que se possa ter acesso à televisão digital, basta que o seu aparelho receptor (televisor) esteja configurado para o efeito. Alguns aparelhos vendidos no país já vêm com esta configuração. Mas para aqueles que não tem a configuração para receber sinal de televisão digital, a StarTimes diz que vai disponibilizar um conversor, daí que “não será preciso trocar os aparelhos receptores”.
A empresa StarTimes é um consórcio sino-moçambicano. A empresa chinesa denominada SDTV HOLDINGS detém 85% dos capitais da empresa, enquanto a FOCUS 21 - GESTÃO E DESENVOLVIMENTO LIMITADA, empresa da qual Valentina Guebuza é sócia, detém os restantes 15%.Da FOCUS 21 consta como sócio o pai de Valentina Guebuza, Armando Guebuza, que é presentemente o chefe de Estado e presidente do Partido Frelimo.A StarTimes entra no mercado com um capital social de trinta e quatro milhões de meticais e tem como objecto social as seguintes actividades:
a) Serviço básico de televisão digital;
b) Serviço de televisão digital por subscrição;
c) Digitalização do sinal de rádio e televisão;
d) Transmissão do sinal de rádio e televisão;
e) Serviços de multimédia móvel;
f) Produção de publicidade de televisão;
g) Serviço de Internet de banda larga;
h) Todo tipo de serviços de valor adicional baseado nos sistemas acima mencionados;
i) Venda de terminais para televisão digital e Internet;
j) Serviço de informação dos canais;
k) Consultoria técnica;
l) Outras actividades subsidiárias e afins a actividade, desde que não contrariem a legislação moçambicana, após deliberação da assembleia-geral
Para a implementação dos seus projectos, a StarTimes vai investir 140 milhões de dólares norte-americanos, em duas fases. Numa primeira fase serão investidos 100 milhões de dólares e na segunda fase serão investidos 40 milhões de dólares.
Três canais nacionais já assinaram contrato de aderência à StarTimes, o que significa que já podem ser vistos por clientes da empresa. São a televisão pública, TVM, e as televisões privadas, TIM e a religiosa TV Manã.Para além destes canais nacionais, a PCA da empresa, Valentina Guebuza, disse que a empresa já conta com mais de 30 canais, com destaque para os canais internacionais de notícias e desportivos.O evento do lançamento oficial da empresa StarTimes contou com a presença de personalidade de destaque na sociedade moçambicana, entre políticos e agentes económicos. (Borges Nhamirre e Cláudio Saúte)
0 comments:
Enviar um comentário