quarta-feira, julho 08, 2020

Uma "peste" chata


O caso suspeito de peste negra detetado na região autónoma da Mongólia Interior já foi confirmado pela China, elevando o alerta no país, avançou a BBC esta terça-feira( 6 Julho)  ao mesmo tempo que avança com a possibilidade de uma jovem de 15 anos também estar infetada. O pastor doente foi internado num hospital em Bayannur, não sendo conhecida a forma como terá apanhado a peste. Está atualmente estável e em quarentena.
Já a rapariga que poderá também ter apanhado esta peste,  terá estado em contacto com uma marmota caçada por um cão, segundo confirmou o China Global Times.
Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral | ivairsEm entrevista à Rádio Observador, Jaime Nina, professor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, diz que “todos os anos há milhares de casos de peste bubónica” e não há caso para alarme a nível mundial, lembrando que existem antibióticos.
“A China tem alguns casos, mas o principal foco atualmente é em África, na ilha de Madagáscar, que nos últimos 20 anos tem tido entre metade a dois terços dos casos no mundo”, explicou ainda o infecciologista. Há ainda outros dois casos a registar: dois irmãos que foram hospitalizados na semana passada com a doença após terem comido também carne de marmota. É que mamíferos de pequeno porte, como este, carregam muitas vezes pulgas infetadas com a bactéria Yersinia pestis, que causa a peste bubónica e pneumónica.

O que é Peste negra?
A peste é uma infecção bacteriana grave transmitida pela bactéria Yersinia pestis, presente em todos os continentes do mundo menos na Oceania. Humanos adquirem a doença quando são mordidos por uma pulga infectada ou entram em contato com material infectado, por exemplo muco. Existem três formas de infecção pela peste negra, dependendo da rota que a bactéria faz: bubônica, septicêmica e pneumônica. A peste bubônica afeta as glândulas linfáticas, causando inchaço e inflamação nessas áreas. A peste septicêmica ocorre quando a infecção se espalha para o sistema circulatório, ou seja, para o sangue. No geral ela ocorre como uma complicação da peste bubônica, uma vez que a bactéria pode sair do sistema linfático e atingir o sangue.

Se a bactéria atinge os pulmões, no geral pelo sangue, o paciente desenvolve peste pneumônica, que é transmitida de pessoa para pessoa por meio de objetos infectados com muco ou pelo ar. Os sintomas iniciais de peste bubônica aparecem 7-10 dias após a infecção. O diagnóstico precoce permite que a peste negra seja curada com antibióticos. Se não for tratada rapidamente, a peste negra pode ser fatal. Durante a época medieval, estima-se que a peste negra matou 50 milhões de pessoas. Hoje a praga ocorre em menos de 5.000 pessoas por ano em todo o mundo. 
Mapa del Perú (map of Peru) | Douglas Fernandes | Flickr 
Epidemias de peste negra já ocorreram na África, Ásia e América do Sul. Mas, desde a década de 1990 a maioria dos novos casos ocorreu no continente africano. Em 2013 foram registrados 783 casos em todo mundo, incluindo 126 mortes. Os três países mais endêmicos são Madagascar, República Democrática do Congo e Peru.

Causas
Peste negra é uma doença causada pela bacteria Yersinia pestis, que afeta primariamente roedores. Ela é transmitida de um roedor a outro por meio de pulgas, que ao morderem o roedor passam a carregar a bactéria. Humanos adquirem a doença quando são mordidos por uma pulga infectada.

Sintomas de Peste negra
Pessoas infectadas com peste negra geralmente desenvolvem sintomas parecidos com os da gripe após um período de incubação de 3-7 dias. Sinais típicos incluem:
Febre alta (39°C)
Calafrios
Dores no corpo
Fraqueza
Náusea e vômitos

0 comments: