domingo, julho 12, 2020

Operado e estável


Continua em observação, Agostinho Vuma, Presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique-CTA, depois de baleado em Maputo na tarde de sabado,11, anunciaram membros da organização. O empresário de 44 anos e membro do parlamento do partido Frelimo foi interceptado por dois indivíduos armados em seu prédio na Avenida Josina Machel, perto do centro da capital , disse Leonel Muchina, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em uma conferência de imprensa.
Agostinho Vuma - Home | FacebookO empresário e o político da Frelimo, foi ferido com dois tiros e imediatamente levados ao Instituto do Coração (ICOR), onde foi submetido a uma cirurgia e permanece hospitalizado nas urgências. Os atiradores não identificados deixaram o prédio e fugiram em um carro estacionado nas proximidades, segundo testemunhas no local.
As informações fornecidas hoje,12 de Julho,por um dos membros do CTA indicam que ele foi submetido a uma intervenção cirúrgica que correu bem, embora, no momento, seu quadro clínico esteja sendo cuidadosamente monitorado e ainda seja motivo de preocupação.
Na manhã deste domingo, a família de Agostinho Vuma foi ao Instituto do Coração para conhecer a evolução de sua condição clínica. Os membros do CTA também estavam no recinto daquela unidade de saúde privada, onde Manuel Pereira, membro do departamento de infraestrutura do CTA e presidente da Federação Moçambicana de Empreiteiros, falou à imprensa.
Agostinho Vuma continua internado no ICOR com quadro clínico reservado
“Isso é muito reservado, então estamos aqui como você, sem saber muito sobre o estado de saúde dele, porque os médicos ainda estão trabalhando, então não sabemos se o Presidente Vuma está fora de perigo ou não, então o que eu digo é que nós precisamos ficar calmos e contar o tempo, continuaremos trabalhando e nossos médicos trabalharão para ver se amanhã à tarde,segunda-feira eles poderão nos dar algumas informações ”.
Vuma passou de imediato por uma cirurgia delicada, uma vez que foi atingido por duas balas, uma no peito e outra no maxilar. Todos os esforços estao  a ser feitos no sentido de evacuar Agostinho Vuma para tratamento médico fora do país, mas dado o seu estado depois da cirurgia, a equipa médica achou prudente aguardar, daí que as próximas  horas serão cruciais para a evolução do estado clínico de Agostinho Vuma. 
"Queremos condenar esse acto covarde", disse Sérgio Pantie, chefe do banco parlamentar da Frelimo. “Esperamos que as autoridades esclareçam esse tiroteio o mais rápido possível. O país não pode perdoar e permitir atos dessa natureza ”, acrescentou. Agostinho Vuma é membro fundador da Associação de Empreiteiros da Cidade de Maputo, da qual ele foi presidente, e foi mais tarde na gênese da Federação Moçambicana de Empreiteiros (FME). Ele também é deputado da Frelimo na Assembléia da República de Moçambique, desde 2015, quando foi eleito pelo distrito eleitoral de Gaza, ao sul do país.
Enquanto isso, no terreno, os agentes do SERNIC-Serviço Nacional de Investigação Criminal, seguem os rastos do crime.

A divergente relação de Agostinho Vuma ao empresário e filantrópico Silvestre Bila continua, mesmo depois das polémicas eleições na confederação moçambicana das associações económicas de Moçambique que serviu para agudizar o conflito entre ambos. 
Segundo o Jornal VISÃO,na edição de 10 de Julho de 2020 o qual por sua vez cita o diário ESQUENTO de 6 de Julho de 2020 :
Para os que convivem de perto com estes dois empresários, sabem muito bem o quão os dois andam a moda gato e rato. O último episódio, ultrapassa toda a racionalidade e coloca Agostinho Vuma na situação de invasão da privacidade do empresário Bila, onde o actual Boss da CTA teria supostamente assediado a esposa do famoso empresário Silvestre Bila segundo uma fonte que preferiu falar em anonimato. Recorde-se que, o episodio acima, não é o primeiro que coloca estes dois empresários de costas voltadas, segundo a nossa fonte, o ódio que o presidente da CTA nutre para com o empresário Bila não é de hoje e de entre vários cenários de choque entre ambos há a distar dois episódios que acabaram se tornando publico a desavença entre os dois homens de negócios, sendo o primeiro a quando da manifestação de apoio aos candidatos para a sucessão do presidente Armando Guebuza, na altura das eleições internas do partido Frelimo, Silvestre declarou o seu apoio incondicional ao candidato Filipe Jacinto Nyusi, facto que não agradou Agostinho Vuma porque este na altura ocupava pasta de vicepresidente da CTA e pretendia que toda classe empresarial apostasse em Alberto Vaquina, antigo primeiro-ministro.
. . .    . . .

No segundo episódio que coloca ambos em rota de colisão, tem a ver com as eleições a presidência da CTA, onde assistiu-se pela primeira vez em 2017 as eleições mais polémicas desde a criação da Confederação das associações económicas de Moçambique onde Silvestre Bila é membro e com cotas em dia, mesmo não participa das reuniões daquele organismo. Na referida eleição, Bila declarou publicamente o seu apoio ao candidato Quessanias Matsombe que integrava a lista B o oposto de Vuma que era o candidato da lista A, só por si este facto não agradou mais uma vez a Agostinho Vuma e todo resto foi o que se viu, entre várias acções assistiu-se ameaças a algumas associações que voluntariamente apoiavam Matsombe. O exemplo disso é da federação das associações dos transportes de Moçambique FEMATRO que nos últimos dias de campanha pulou para a lista A fruto de chantagens e promessas protagonizados por Agostinho Vuma, alias segundo a fonte, o actual presidente da FEMATRO, Castigo Nhamane foi premiado por um cargo de vice-presidente da direcção da CTA porque este foi usado como choque para ameaçar e chantagear diversas associações dos transportes de Moçambique a votarem em Vuma, a demais, algumas associações cujos presidentes não se sabia por onde andava viram se ressuscitada na última hora para que pudessem ter direito a voto.  
...   ...   ...  "

0 comments: