quinta-feira, julho 09, 2020

Transmissão pelo ar é a “mais provável” de todas


Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu esta terça-feira (7) haver novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar e recomendou medidas como uso de máscara e evitar espaços fechados.
Covid-19: OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem ...
Depois de um grupo de 239 cientistas ter alertado para essa possibilidade numa carta aberta, Benedetta Allegranzi, especialista da OMS em prevenção e controlo de infecções, disse que há novas provas sobre a matéria e que é preciso estar atento para perceber as implicações e precauções a serem tomadas.
WHO Defends Its Coronavirus Response After Trump Criticism | Time"A transmissão pelo ar é uma das formas de transmissão, é importante adotar medidas para evitar essa transmissão. Daremos mais informação assim que estiver disponível", disse também Maria Van Kerkhove, epidemiologista e uma das responsáveis na OMS pela luta contra a pandemia do novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.
Benedetta Allegranzi salientou que é preciso entender o comportamento do vírus nessa forma de transmissão e sugeriu que se evitem espaços fechados com aglomeração de pessoas, recomendando "ventilação adequada" e o uso de máscara caso não seja possível essa ventilação.
O pior ainda está por vir”, avisa diretor-geral da OMS - Renascença
Na habitual conferência de imprensa da OMS, que a partir desta semana passa a fazer-se apenas à segunda e à sexta-feira, o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, começou por salientar que a epidemia está a acelerar no mundo, tendo-se registado novos 400.000 casos só no último fim de semana, ainda que o número de mortes diárias não tenha aumentado e pareça ter estabilizado.
"O surto está a acelerar claramente e ainda não alcançamos o pico da pandemia", disse o responsável, reafirmando os efeitos negativos que a pandemia provocou na distribuição de medicamentos para a sida, bem como na prevenção da doença, devido por exemplo a escassez de preservativos.
Mike Ryan, director executivo do programa de emergências em saúde da OMS, explicou a propósito dos números de contágios e de mortes por covid-19 que em Abril havia uma média de 6.000 mortes por dia, que passou a uma média de 5.000 em maio, que se mantém com alguma estabilidade, apesar do aumento do número de infecções.
Covid-19: Casos do novo coronavírus espalham-se em África ...Actualmente há um número médio diário de novas infecções a rondar as 200.000. Os especialistas da OMS atribuem o menor número de mortes a acções de alguns países para proteger as populações mais vulneráveis, como as pessoas que vivem em lares de idosos.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 538 mil mortos e infectou mais de 11,64 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

0 comments: