quinta-feira, julho 30, 2020

"celeiro de África”


Resultado da Reforma Agrária socialista: o exemplo do Zimbabwe ...Governo zimbabweano acredita que acordo pode melhorar as relações com o Ocidente. Expulsão de 4,5 mil farmeiros brancos em favor de 300 mil famílias negras é vista como um dos episódios mais controversos da era Mugabe.
O Zimbábwe concordou na quarta-feira\29\ em pagar 3,5 mil milhões de dólares em indemnizações aos agricultores brancos cujas terras foram expropriados pelo Governo para reassentar famílias negras. A decisão aproxima o país da resolução de uma das questões políticas mais divisórias da era Mugabe.
Zimbábue indenizará brancos que perderam terras para negros em ...Como não tem o dinheiro para transferir às famílias expulsas do país, o Governo declarou que pretende emitir títulos de longo prazo e negociar o levantamento de fundos junto a doadores internacionais. Os termos constam no acordo de compensação.
Reforma agrária : fazendeiros brancos beneficiados em ZimbabweHá duas décadas, o Governo de Robert Mugabe levou a cabo a expulsão de 4,5 mil agricultores brancos e redistribuiu as terras a cerca de 300 mil famílias negras. O modelo de reforma agrária compulsório e controverso ficou marcado por diversos casos de extrema violência. À época, o Governo zimbabweano argumentava que buscava corrigir desequilíbrios coloniais.
Minister's Son Blocked From Grabbing Lush Coffee Estate ...O acordo assinado em Harare propõe que os agricultores brancos sejam compensados pelas infra-estruturas nas quintas e não pela terra em si. Detalhes sobre quanto dinheiro cada família receberá não estão claros no texto. O Governo zimbabweano acrescentou, no entanto, que daria prioridade a compensação de idosos. Os agricultores devem receber 50% da compensação ao fim de um ano e o saldo no prazo de cinco anos.
Muchinguri dismisses jumbo hunt ban claims | The Chronicle
$10, $20 notes are coming: Mthuli Ncube - Zimbabwe VoiceOs ministro das Finanças Mthuli Ncube e da Agricultura em exercício Oppah Muchinguri-Kashiri assinou em nome do Governo.  Sindicatos de agricultores e um consórcio estrangeiro fizeram as avaliações dos eventuais danos e redigiram o acordo.
"Como zimbabweano, optámos por resolver este questão de longa data", disse Andrew Pascoe, chefe do Sindicato dos Agricultores Comerciais, que representam os agricultores brancos.
Zimbabwe signs US$3.5b deal with white farmers | World | China DailyAs apreensões de terras foram uma das políticas mais marcantes do Governo Mugabe e contribuiu para complicar as relações do ditador com o Ocidente. Mugabe acusava o Ocidente de impor sanções ao seu Governo como punição pelo episódio. A reforma ainda divide opiniões no Zimbabué. Os opositores da União Nacional Africana do Zimbabwe – Frente Patriótica (ZANU-PF) – partido no poder há quase 40 anos – veem-na como catastrófica, porque teria sido responsável por tornar o "celeiro de África” num um país com aguda retração na produção de alimentos. Os apoiantes da ZANU-PF dizem que a política empoderou agricultores negros sem-terra. O Presidente Emmerson Mnangagwa disse que a reforma agrária não poderia ser revertida, mas que o pagamento de indemnizações seria chave para o restabelecimento dos laços com o Ocidente.

0 comments: