quinta-feira, julho 09, 2020

“directas” e as “indirectas”


A imunidade de rebanho não é a única forma de resolver a epidemia sem confinamento. O importante é identificar as verdadeiras causas de morte. As “directas” q são as complicações da infecção respiratória e eventuais outras patologias de origem viral, e as “indirectas” q são na minha opinião a maioria, q se resume a falta de cuidados dados aos idosos como deixá-los desidratar-se e descompensar por interrupção do tratamento clínico necessário para q sobrevivem mais alguns anos. A imunidade de rebanho está ligada a imunidade cruzada e imunidade inata. Q pode fazer com q a epidemia seja discreta ou não aconteça e se apresente apenas em surtos ou linhas de contaminação.

ALER - Associação Lusófona de Energias Renováveis - Comunicação ...Mas qdo mais de 99% da população desenvolve formas assintomáticos ou ligeiras. Não se justifica medidas paralisantes q causam mais sofrimento e mortes silenciosas q a própria epidemia. Tb há q ter em conta, q a teoria desenvolvida para o confinamento dos saudáveis é justificado por uma falácia. Evoca-se não sobrecarregar ou evitar a falência dos sistemas de saúde, para salvar alguns graves. No Brasil por exemplo, há consenso q uma vez q há necessidade de hospitalizar, o número de pessoas q são salvas é ridículo (baixo). Acreditam q deve se prevenir ainda nas formas moderadas e antes da hospitalização.
COVID-19: China vai fornecer milhares de ventiladores a África
Afirmam q uma vez no ventilador a taxa de sobrevivência é quase zero. Se não me engano na Itália é de apenas 10% nos q são postos com assistência ventilatória. O q demonstra mais uma vez uma relação de custo eficácia muito baixa. Parar uma economia mundial por causa de alguns idosos em fim de de vida e alguns raros susceptíveis, q podem ser protegidos e cuidados preventivamente, e no mínimo humanamente entupido! E esse aspecto torna-se gritante em moçambique e países em vias de desenvolvimento, onde é óbvio q esse grupo etário idoso favorecido por uma medicina avançada não existe.
A forma correcta è dedicar especial atenção aos grupos susceptíveis garantido q tenham acesso ao tratamento e cuidados de limpeza, q se hidratem e comam adequadamente. Nem sequer è evitar q se contaminem com o covid16, pois acredito que se não descompensarem das suas comorbidades ou forem idosos saudáveis não terão complicações típicas do síndroma respiratória causa da severidade da covid19.

Por Philippe Gagnaux / medico in facebbok



0 comments: