sexta-feira, julho 10, 2020

Pode colapsar


Depois de duas horas e meia de encontro entre os agentes do futebol moçambicano e a Secretaria do Estado do De-porto, os participantes neste encontro elaboraram uma proposta que será submetida ao Conselho de Ministros e a mesma tem em conta a necessidade de evitar que o futebol moçambicano colapse.Essencialmente, os clubes pediram que sejam adoptadas medidas de relaxamento que possam possibilitar o regresso da modalidade, de modo a que o Moçambola possa iniciar dentro de dois a três meses, com uma pré-época realizada antes disso, dependendo das decisões que forem tomadas ao nível superior, segundo frisou Francisco da Conceição, Director Nacional do Desporto de Alto Rendimento.

Uma equipa vai estudar que modelo competitivo será adoptado para a realização do Moçambola, tendo em conta as condições financeiras e sanitárias, visto que a doença está longe de fazer parte da história em toda parte do Mundo, adiantou Ananias Couana (foto direita), Presidente da Liga Moçambicana de Futebol.
Um protocolo sanitário elaborado pela Comissão Médica da Federação Moçambicana de Futebol já foi submetido ao Ministério da Saúde, sendo que a FMF predispôs-se a disponibilizar material diverso com vista a prevenção da Co-vid-19,assegurou Feizal Sidat.


Neste encontro os clubes reiteraram as ideias saídas do encontro realizado a 16 de Junho da necessidade de um apoio financeiro, tendo em conta que todos estão em dificuldades de tesouraria para fazer face às responsabilidades de pagamento de salários aos jogadores, treinadores e todos envolvidos no futebol, frisou Jeremias da Costa, Presidente do Costa do Sol, o porta-voz dos clubes.

Tendo em conta que os parceiros que suportam o Moçambola também estão a passar por dificuldades financeiras, aventa-se a hipótese de o campeonato nacional de futebol disputar-se por regiões e não no modelo clássico de todos-contra-todos. Refira-se que este modelo foi amplamente discutido o ano passado, sendo uma que não colheu o agrado dos decisores políticos do país. (LANCEMZ)

0 comments: