O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) apontou ontem os ritos de iniciação e os casamentos prematuros como entraves à escolarização das crianças em Moçambique, referindo o Centro e o Norte do país como os principais palcos destas práticas. Para assinalar a Semana da Acção Global sobre a Educação, subordinada ao tema “Vencendo Barreiras à Educação das Mulheres e Raparigas”, aquela agência da ONU lembra, em comunicado, que “em Moçambique, como em muitos outros países, as tradições culturais actuam como barreiras à educação, para ambos os sexos”. Citando o Estudo sobre Disparidades e Pobreza Infantil, realizado no ano passado, o UNICEF sublinha que os casamentos precoces em raparigas e os ritos de iniciação em ambos os sexos tendem a gerar um impacto negativo na escolarização primária.“Os ritos de iniciação ainda ocorrem em algumas partes do país, principalmente rurais”, enfatiza o comunicado.“Pessoas inquiridas num estudo do Banco Mundial, em 2007, sobre a temática fizeram notar que os casamentos prematuros são a razão por que as raparigas não iniciam o ensino secundário ou desistem mais tarde”, observa.
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