O Barclays Bank - Moçambique, uma das maiores instituições bancárias que opera no país, lançou um alerta contra a eclosão de um novo tipo de burla, que consiste na troca de cartões dos clientes quando realizam operações via POS.Um comunicado do Barclays Bank – Moçambique, indica que este tipo de burla tem vindo a assolar a cidade de Maputo, a capital moçambicana, nas últimas semanas, ocorrendo em lojas e restaurantes de renome.“Em alguns casos, as vitimas detêm cartões personalizados, o que torna a situação mais alarmante, pois isto é indicativo de que alguns caixas desses estabelecimentos comerciais estão envolvidos na rede do crime financeiro”, refere o comunicado, que nao avanca numeros.Segundo a fonte, para lograrem os seus intentos, os comparsas dos caixas que, geralmente se encontram na fila atrás do cliente, ou os próprios caixas, aproveitam-se da ingenuidade do cliente e conseguem ver o seu PIN sem que este se aperceba.A seguir, o caixa aproveita-se da possível distracção do cliente e troca o seu cartão. O documento indica que para o cliente não se aperceber desta burla, o caixa coloca o recibo de pagamento por cima do cartão.Convencido de estar a receber o seu próprio cartão, o cliente simplesmente limita-se em guarda – lo sem antes o observar. Muitas vezes, o cliente só se apercebe de ser portador de um cartão que não é seu quando procura efectuar uma outra transacção.“Nessa altura já é bastante tarde pois os burladores terão defraudado completamente a sua conta. Os burladores agem de uma forma muito rápida e em pouco tempo, podendo efectuar pagamentos fraudulentos em POS até esgotarem o saldo disponível na conta”, indica o comunicado.Para evitar essas situações, o Barclays apela os seus clientes a assinarem o verso do cartão para o reconhecer facilmente; e não permitir que terceiros se posicionem muito próximo na altura da transacção.Igualmente, o banco apela aos seus clientes para evitarem que o seu PIN seja visualizado por terceiros; não perder de vista o seu cartão, enquanto estiver na posse do caixa; e comunicar de imediato ao banco sobre todos os incidentes relacionados com o cartão, para que medidas apropriadas sejam tomadas em tempo oportuno.
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