sexta-feira, julho 21, 2017

A posição do Governo da Zambézia

Imagem relacionadaA Afrika Great Wall Mining Development Co. Lda, empresa chinesa à frente do projecto nos distritos de Quelimane, Chinde e Inhassunge investe cento e trinta milhões de dólares, o equivalente a 4.3 mil milhões de meticais do Fundo Chinês, o projecto contempla ainda a construção de um Porto na Doca Seca em Quelimane, o melhoramento de estradas, construção de escolas, transporte de corrente eléctrica e com a sua entrada em funcionamento poderá empregar cerca de trezentos trabalhadores, oitenta por cento dos quais recrutados localmente. Embora as aparentes vantagens a população continua reticente relactivamente aos benefícios directos e por constituir uma grave possibilidade de os agricultores perderem as suas machambas, recorde-se que a principal actividade económica desenvolvida por aqueles cidadãos centra-se essencialmente na produção agrícola e venda dos produtos no mercado local.
Resultado de imagem para areias pesadasOutra força que se opõe directamente ao projecto são as organizações da sociedade civil baseadas em Quelimane que julgam não haver condições para à implementação da iniciativa, um relatório ambiental largamente debatido em fóruns que reuniram membros do Governo, proponentes da iniciativa, e a sociedade civil nos meandros de 2016, as organizações da sociedade civil questionaram alguns aspectos relacionados com o reassentamento da população circunvizinha do local do projecto. Na ocasião, a sociedade civil exigiu do Governo o esclarecimento de aspectos relacionados com as indemnizações da população a ser reassentada, que vai deixar as suas habitações, terras de cultivo e as respectivas culturas, bem como do tipo de condições a serem criadas nos respectivos bairros de reassentamento.
Resultado de imagem para Abdul Razak moçambique
Falando ao Jornal Txopela , o Governador da Zambézia, Abdul Razak referiu que embora a actual administração encontre no projecto ganhos assinaláveis para à economia da província e nacional, o interesse da população residente nas zonas abrangidas pelo projecto é superior, tendo afirmado na ocasião que o executivo da Zambézia pondera nos próximos dias sentar à mesa com os representantes da empresa proponente do projecto para colocar a par sobre a posição da população, Razak foi mais sintético tendo afirmado que o se a populaçao não aprova, o governo não poderá obrigar.

Resultado de imagem para maquivalO Jornal Txopela apurou que a efectivar-se o projecto de exploração de areais pesadas em Maquinal o Governo despachou um aval para a empresa Afrika Great Wall Mining Development Co. Lda. para trabalhar em Maquival durante 50 anos. O projecto é extensivo à região de Namuinho onde se confirma a ocorrência de um potencial de reservas de areias pesadas avaliado em 134.875,064 toneladas. As reservas do distrito de Quelimane representam a mais recente descoberta do vasto potencial de recursos minerais existentes na província da Zambézia. 
Imagem relacionada
Actualmente, está em execução nesta parcela do país um importante empreendimento neste campo de actividade, concretamente na localidade de Dea, zona costeira do distrito de Chinde, numa área que inclui os distritos de Inhassunge e Nicoadala. A firma está no terreno desde 2014 e entrou para a fase de exploração das areias pesadas, tendo realizado já as primeiras exportações de ilmenite, rutilo e zircão para a China, EUA e outros países, cujas quantidades não foram especificadas. Enquanto isto, aguarda-se pelo fecho do processo para o avanço do projecto de exploração das areias pesadas apresentado pela companhia Pathfinder Moçambique S.A, que, conforme dados disponíveis, se propõe a operar em duas regiões do distrito costeiro de Pebane, concretamente em Moebase e Naburi.

0 comments: