A multinacional do ramo alimentar, a Nestlé, esta a investir, no Município de Dondo, província central de Sofala, 30 milhões de dólares norte-americanos, na montagem, a partir do presente ano de 2011, de uma fábrica para a produção de alimentos.Diogo Vitória, Director da Nestlé Moçambique Lda, diz que o projecto de construção desta unidade foi apresentado e aprovado pelo Governo, estando em curso, neste momento, o reassentamento das famílias retiradas do local onde será erguida a infra-estrutura.Segundo escreve o matutino “Noticias”, na sua edicao de hoje, trata-se de uma indústria de produção de caldos de cozinha, leite, café e outro tipo de produtos alimentares.Falando na na cerimónia de apresentação de uma nova marca de caldos daquela companhia, Diogo Vitória disse que a instalação da fábrica no Dondo vai trazer benefícios para muitos grupos de interesse, desde a própria companhia, passando pelos consumidores, ate os fornecedores de matéria-prima.“Nós teremos maior flexibilidade de adaptar a oferta dos nossos produtos e embalagens às necessidades dos nossos consumidores e os agricultores da zona, e não só, que poderão ser os nossos fornecedores”, disse Vitória, acrescentando que a ideia é abastecer o mercado interno e dos países vizinhos, especialmente da SADC.A fonte apelou ainda ao Governo e a outras entidades para prestarem o apoio necessário para que o projecto possa, a breve prazo, alcançar o resultado desejado que é criar actividades de rendimento para os produtores locais e novos postos de emprego.Vitória escusou-se a revelar o número de pessoas que serão empregues com a abertura da fábrica, mas garantiu que grande parte da mão-de-obra será admitida a nível daquele município.Sem também revelar o número de agregados abrangidos pelo programa de reassentamento, Diogo Vitória explicou que a previsão é de que o processo termine nos próximos meses e a companhia comece a operar em 2012.Informações da Nestlé Moçambique Lda indicam que uma vez em funcionamento, a fábrica do Dondo usará matéria-prima local e serão feitos produtos que vão responder às necessidades do mercado nacional e da região.
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