terça-feira, março 03, 2020

Senegal: COVID-19

Brazzaville/Dacar, 3 de Março de 2020 – O Senegal reportou, ontem, o seu primeiro caso de COVID-19, tornando-se, desta forma, o quarto país em África a confirmar a presença do vírus. O doente, de nacionalidade francesa, reside em Dacar, no Senegal, onde regressou no 26 de Fevereiro.O caso foi confirmado pelo Laboratório Nacional de Referência do Instituto Pasteur do Senegal. O Ministério da Saúde notificou a Organização Mundial da Saúde (OMS) e uma equipa de peritos do Centro de Emergências da OMS em Dacar está actualmente a dar apoio às autoridades sanitárias senegalesas.O doente tinha permanecido na cidade de Nîmes, no sul da França, assim como na região Auvergne-Rhône-Alpes. Foi posto em isolamento num hospital de Dacar.
Resultado de imagem para Matshidiso Moeti “O vírus passa de ameaça a realidade no continente à medida que os países africanos confirmam a presença de casos”, declarou a Dr.ª Matshidiso Moeti, Directora Regional da OMS para a África. “Estamos a colaborar com os países da Região Africana para garantir que são tomadas as devidas medidas para conter a propagação do vírus”.
Até à data, apenas a Argélia, o Egipto e a Nigéria tinham reportado casos. Com efeito, o caso no Senegal foi confirmado um dia após a Argélia ter confirmado dois novos casos no dia 1 de Março.
A OMS está a apoiar o reforço do estado de preparação dos países, sobretudo ao garantir a implementação de medidas essenciais de controlo e detecção precoce de infecções e a devida resiliência dessas medidas. A Organização está a colaborar com as nossas redes de investigadores e outros peritos para coordenar o trabalho levado a cabo na Região em matéria de vigilância, epidemiologia, modelização, meios de diagnóstico, cuidados e tratamento clínicos e outras formas de identificar e gerir a doença e limitar uma transmissão posterior.  A OMS tem publicado orientações provisórias destinadas aos países. Estas orientações são regularmente actualizadas com os últimos desenvolvimentos. Recentemente, foram publicadas orientações sobre tópicos que incluem medidas de quarentena, o repatriamento de cidadãos e acções de prevenção que podem ser adoptadas no local de trabalho para que se proteja do COVID-19.
============= Mapa actuailzado as 02:35 PM de Moçambique - - - - - - -  - - - -
 

0 comments: