sexta-feira, março 06, 2020

Nhongo força fecho de igrejas


Quatro igrejas protestantes encerraram as suas actividades no distrito de Sussundenga, e Manica, nas zonas de mutindiri Um e dois, áreas que fazem limite entre as províncias de Manica e Sofala, devido aos ataques protagoniza-dos pelos homens armados na região centro de moçambique. O facto foi revelado pelos líderes religiosos no distrito de Sussundenga, num encontro realizado pela governadora da província de Manica, Francisca Domingos Tomás, onde afirmaram que tem sido difícil habitar naquelas localidades pela presença e terror dos homens arma-dos pertencentes a auto-proclamada Junta-Militar, liderada por Mariano Nhongo.
Os líderes religiosos foram unânimes em afirmar que os ataques dos homens armados a pessoas indefesas estão a criar desconforto no seio da comunidade na província de Manica, pois estes já mataram à queima-roupa dois pastores em pleno culto, além de vandalizar os estabelecimentos comerciais e machambas da população.
Elias Trabuco, pastor da Igreja Assembleia de Deus internacional, revelou que se tem vivido ambientes de terror nas zonas de Mutindiri um e dois. “Tenho recebido várias famílias aqui na vila sede do distrito de Sussundenga, famílias que deixam o seu negócio, casas, machambas e animais para fugir da guerra, não dá para viver, assim aqui em Manica e Sofala”, disse.
Zeca Bobo, líder da Igreja Apóstolo Comunhão com Espírito Santo, afirmou que a situação da população daquela zona está crítica. “Nós sofremos muito com a guerra dos dezasseis anos, e agora porque essa guerra está surgir nova-mente? Nos pedimos o governo para resolver essa situação, porque o povo está a sofrer muito com guerra”, clamou.  A governadora da província de Manica Francisca Tomás interveio na ocasião afirmando que o governo, liderado pelo presidente Filipe Nyusi, está a criar condições para que o povo moçambicano viva uma paz duradoura, pois ninguém tem o direito de tirar a vida de outro ser humano. Francisca Tomás pediu igualmente aos pastores para que continuem a pedir a Deus para que a paz reine no seio dos moçambicanos e prometeu aos mesmos que dentro em breve vai organizar um movimento de oração pela paz em todos os pontos da Província de Manica e no país em geral.

0 comments: