quinta-feira, março 12, 2020

EquilíBrio,por favor!


Estamos a passar tempos em que as noticias que vêm a publico são alarmantes em relação ao que se passa na Europa e no mundo. Tenho sido constantemente bombardeado por noticias e mais noticias sobre este vírus que infelizmente veio trazer morte e dor a muitas famílias espalhadas por este planeta. Quero contudo realçar que estes tempos também me têm mostrado o poder ou falta dele da comunicação e transparência em relação a este surto.
A quem interessa este caos implantado a nível mundial.

Não querendo entrar em teorias da conspiração, a verdadeira génese deste virus tem a ver com o quê e com que objectivos?
Foi criado em laboratório ou apareceu assim do nada?
Quem ganha financeiramente com esta situação?
Quem ganha com muitas fakes news que vão aparecendo trazendo alarmismo e falta de equilíbrio institucional e social?
Qual o interesse de se criar uma pandemia a nível mundial, será que o objectivo será o de controlar a população do planeta?
A situação é grave sem dúvida e não devemos tratá-la levianamente, mas será que também esta não é uma altura de equilíbrios e não de desordem e caos.   Há uns anos ouvi alguém dizer que é nos tempos de crise em que as pessoas são apertadas, prensadas que o nosso verdadeiro eu vem ao de cima. E o que é que eu tenho visto nestas ultimas semanas aqueles que de forma irresponsável e leviana levam esta questão como sendo algo corriqueiro e sem sentido porque toca aos outros e não a nós. Outros porém também de forma leviana e desequilibrada entram no extremo em termos de comunicação estabelecendo o pânico com fakes news de mortes e situações complexas que ainda não existem. Tenho tido acesso a informações que têm sido passadas off the record por pessoas que têm acesso a hospitais e situações concretas que dizem que aconteceu isto e aquilo e óbitos que supostamente já aconteceram e não foram divulgados pelo governo e instituições de saúde, trazendo a confusão o caos e conduzindo com este tipo de atitude a extremos que não são salutares no meio da comunidade. Há uma palavra para mim muito importante no meio desta pandemia que se chama equilibrio.

Mais uma vez eu pergunto a quem interessa o caos e o desequilíbrio institucional e social, a quem?
A quem interessa que em termos económicos o mundo no seu todo pare? A quem?

Independentemente das respostas que possamos obter o que mais me interessa é a tua vida e a forma como tu és responsável por ti e pelos outros. Não será este um tempo onde todos devemos ser mais uns pelos outros em vez de continuamente olharmos apenas para os nossos umbigos. Tenho ficado perplexo com a forma de estar deste povo que me acolheu com 7 anos, um povo que é corajoso, audacioso, explorador e solidário, este mesmo povo que eu acredito tem tudo para através de situações complicadas como esta de trazer o melhor que cada um de nós tem e evidenciarmos solidariedade, companheirismo entreajuda amizade e até amor uns pelos outros de forma a que acreditemos no melhor de cada um de nós. A vida tem-me ensinado que é nestes tempos que a nossa verdadeira identidade como povo, nação e famílias devem estar fortalecidos porque esta tempestade que se abateu não veio para ficar, veio está cá e é para ser lidada com seriedade e equilíbrio fazendo exultar o melhor de cada um de nós e não o pior.

0 comments: