terça-feira, março 03, 2020

Atraso




"Surreal ver gente que se acha esperta e bem informada enchendo a boca pra falar em "sopa de morcego" e culpar o povo chinês pelo coronavirus. Há séculos é assim. O Ocidente olha pra China sem entender nada e adota o caminho fácil e rápido da ridicularização e do preconceito.
Quando a bárbara Europa ainda amolava suas facas na Idade do Ferro, a China já estava há muito na Idade do Ouro e da Porcelana. Quase todas as grandes invenções da humanidade são chinesas, levadas à Europa pelos árabes. A própria imprensa que o Ocidente usa para seu auto-engano de verdades rasas é uma invenção chinesa. Antes de Colombo "descobrir" a América e Cabral "descobrir" o Brasil, as esquadras chinesas já tinham aportado por aqui. Os maiores juncos de Zheng He eram 14 vezes maiores que as caravelas de Cabral ou Vasco da Gama. A diferença é que enquanto os BÁRBAROS europeus zarpavam com seus porões vazios para saquearem o "Novo Mundo", as grandes naus chinesas partiam com seus porões abarrotados de gêneros para trocas com outros povos. Os chineses jamais cogitaram a possibilidade de saquear outros povos.

Eram social e moralmente muito mais evoluídos que os bárbaros europeus, comedores de carne estragada salgada e de açúcar de beterraba para curar suas ressacas e bebedeiras. Na década de 1430 desistiram de se relacionar com outros povos e destruíram suas naus pondo fim às grandes navegações, pelo simples fato que julgaram o resto do mundo atrasado demais para lhes ensinarem algo. Enquanto europeus adoeciam de escorbuto durante suas viagens, os chineses, meio século antes, levavam grande quantidade de cítricos em seus porões pois sabiam que a vitamina C evitava o escorbuto.
 
Enquanto as caravelas europeias transportavam seus porões imundos, as naus chinesas tinham até laboratórios onde estudavam plantas, animais e minerais. Quem em pleno 2020 ri e ridiculariza os chineses como comedores de sapos e morcegos não tem noção do tamanho e da vergonha da própria ignorância.

O Ocidente diante da China é como um analfabeto diante de uma Enciclopédia. A quem só resta rir de seu próprio vazio."

0 comments: