quinta-feira, outubro 18, 2018

Amarguradamente jogando!


Resultado de imagem para Federacao futebol mocambique Agora com o desaire da qualificação ao CAN consumado com nova derrota na Namíbia, torna-se pertinente que Simango Júnior (na fotografia) se disponha a responder, em conferência de imprensa, às questões de todos os jornalistas interessados e não somente às minhas. Sua legitimidade para continuar à frente da FMF depende agora de uma resposta cabal e assertiva às alegações de má gestão que pesam sobre ele. E de um plano de contigência para reorientar os trabalhos da FMF.

Os destinos do futebol nacional são assunto pertinente para os adeptos moçambicanos. Furtar-se a uma entrevista colectiva só contribuirá para adensar as suspeitas de que Simango está usando a FMF como um feudo para seu enriquecimento próprio. Deixo aqui publicamente, para que ele se prepare devidamente, as questões que eu gostaria que ele respondesse pessoalmente (e não através de porta-vozes de circunstância):
Resultado de imagem para Federacao futebol mocambique
ü  Para a deslocação a Namíbia, o senhor e elementos da sua direção viajaram em business class na SAA, ao invés de seguirem no mesmo voo chater da FastJet (que a FMF fretou com apoio de parceiros) onde viajou a equipa de futebol nacional. Porquê tomou essa opção? Isso não mostra que o senhor está desconectado dos jogadores e da equipa técnica? Não mostra que o senhor é um intruso no espírito de equipa?
 
ü  Há mais de 5 meses, a PayTech, a mesma empresa que gere o acesso digital ao MetroBus, propôs à FMF o fornecimento de um sistema para acesso digital aos jogos no Zimpeto, através de um passe, para acabar com bilhetes e bilheteiras e burlas e borlas. Porque é que até hoje a FMF ainda não respondeu a essa proposta mas se queixa de acessos não controlados ao estádio?

ü  Quando o senhor saíu da Liga Moçambicana de Futebol (LMF) deixou lá uma dívida acumulada de cerca de 50 milhões de Mts. Como é que vai resolver o assunto?

ü  Qual é o ponto de situação de cada patrocínio recebido pela FMF? Quanto já recebeu da HCB este ano e quanto falta receber? E doutros parceiros? Quem são? O que faz com o dinheiro?

ü  Qual é a situação dos fundos da FIFA?

ü  Recentemente, o senhor tentou ir buscar dinheiro na banca para pagar salários e não teve sucesso. Confirma?

Resultado de imagem para Federacao futebol mocambiqueü  Qual é a actual situação salarial de treinadores e funcionários da FMF? Há quantos meses os salários estão atrasados? Consta que o facto de a selecção não ter treinado na segunda-feira da semana passada foi uma forma de greve da equipa técnica que está, alegadamente, há dois meses sem salários (incluindo o seleccionador Abel Xavier). Como explica isso?

ü  Porque é que as passagens dos jogadores actuando no estrangeiro são enviadas no mesmo dia em que têm de embarcar e não com a devida antecedência de uma semana?

ü  Há 3 anos foi lançada a primeira pedra para a construção do Estádio Municipal da Maxixe. A FIFA adiantou fundos para o efeito. Quanto foi adiantado? Pode mostrar uma única evidência de que a obra está a ser feita?

Resultado de imagem para Federacao futebol mocambiqueü  Há indicações de que a FMF parou de desembolsar o orçamento acordado com o empreiteiro Reis Construções para a reabilitação do Campo “Megre Pires” de Mocuba. A obra não está concluída, o empreiteiro fez adiantamentos mas a FMF há meses que não desembolsa. Quanto é que a FIFA transferiu para a FMF para este fim? E quanto é que já foi gasto?

ü  A FMF vai ou não desembaraçar os 8 contentores (com relva sintética e outros materiais) retidos no Porto de Maputo para pagamento de direitos aduaneiros? Os contentores chegaram a Maputo a 23 de Dezembro de 2015, quatro meses depois do seu elenco tomar posse. Por que razão não resolve este assunto?

Imagem relacionadaü  O que é que os contentores retidos no Porto de Maputo têm a ver com o estado de abandono e degradação do Campo do 1 de Maio em Maputo e a Academia Mário Coluna, na Namaacha?

ü  No seu manifesto para a eleição para Presidente da FMF o senhor prometia elevar os “Mambas” à primeira linha do futebol africano. Isso não está a ser conseguido. Reconhece que fracassou?

ü  Porquê ainda não visitou todas as associações provinciais?

ü  Ainda não pensa em demitir-se?

Estas são as questões que colocarei quando o senhor Simango receber-me. Convido os leitores a acrescentarem outras questões. Como disse, a FMF tem de dar uma entrevista colectiva a toda a comunicação social. Creio que é do interesse de muitos que estas e outras questões sejam respondidas.(M.Mosse in facebook)

0 comments: