A primeira ligação ferroviária submarina intercontinental foi
inaugurada em Istambul. Bastam quatro
minutos a cerca de 60 metros de profundidade sob o Bósforo, o estreito que
separa a Europa e a Ásia na grande metrópole que é Istambul, e cruza-se de um
continente para outro.“Foi um sonho durante 150 anos e finalmente tornou-se
realidade”, afirmou o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, na
inauguração do primeiro dos seus megaprojectos para a cidade de Istambul.O novo
túnel ferroviário Marmaray, que atravessa o esteito do Bósforo junto ao mar de
Mármara, usa tecnologia japonesa resistente a sismos — que permite aos
arranha-céus tremer sem quebrar. Essa é uma necessidade imperiosa, pois o túnel
fica a menos de 20 quilómetros da falha sísmica onde se tem acumulado mais stress sísmico
e onde os cientistas calculam existir 68% de probabilidade de que se venha a
registar um sismo de magnitude 7 ou superior nos próximos 30 anos. Aliás, a
Turquia, e em especial Istambul, é uma zona de grande risco sísmico. A Câmara dos Arquitectos e Engenheiros turcos
deu hoje uma conferência de imprensa chamando a atenção para a vulnerabilidade
do túnel, que poderá transportar mais de um milhão de pessoas diariamente. “Eu
não viajaria nos comboios do Marmaray, e ninguém devia viajar”, afirmou
Süleyman Solmaz, porta-voz da organização, citando um engenheiro que trabalhou
no projecto durante anos.Kadir Topbaç, presidente da Câmara de Istambul,
adianta a edição em inglês do jornal turco Hurriyet, respondeu garantindo
que “todas as possibilidades foram levadas seriamente em consideração”, depois
de se ter encontrado com o primeiro-ministro japonês, que esteve de visita a
Istambul, para ver a inauguração, em que há interesses japoneses em jogo — além
da tecnologia nipónica, grande parte da obra foi financiada pelo Banco Japonês
para a Cooperação Internacional.
O ministro dos Transportes turco, Binali Yildirim garantiu
que o projecto Marmaray é “a estrutura mais segura de Istambul”, com portas
estanques para isolar cada secção, e será capaz de suportar um sismo de
magnitude 9.
As grandes obras
de engenharia, como o túnel Marmaray, são encaradas como uma
forma de comemoração da década do partido islamo-conservador de Erdogan no
poder — e também de campanha para as eleições de 2014 (locais em Março e
presidenciais em Junho) e 2015 (legislativas). O movimento de contestação do
Parque Gezi, em Istambul, foi desencadeado em resposta a um projecto
descaracterizador para esta praça do centro da cidade. O espírito de
contestação tem continuado — nos últimos dias, mais em Ancara, com protestos em
torno das condições favoráveis dadas ao réu no julgamento de um polícia que
matou um estudante nos protestos de Junho. Ainda este mês, foi também criado o
Partido do Parque Gezi, fundado por artistas e intelectuais.
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