sexta-feira, maio 10, 2013

Honesto para consigo mesmo


"Embora as irregularidades sejam sanáveis, não deixam de ser irregularidades, por isso declino a minha candidatura a Presidente da Comissão Nacional de Eleições.Por eleições justas,livres e transparentes."- Professor Dr. Leopoldo da Costa.


Horas antes:

A Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade já emitiu o parecer relativo à proposta de eleição de candidatos a membros da Comissão Nacional de Eleições, CNE, dos quais...Leopoldo da Costa, propostos por organizações da sociedade civil.Do parecer, é possível notar uma clara divisão entre os membros da referida Comissão, já que uns defendiam a legalidade da candidatura de Leopoldo da Costa enquanto outros entendiam que haviam sido cometidas irregularidades no processo.

Os membros defensores da irregularidade da candidatura de Leopoldo da Costa entendem que o órgão que submeteu a candidatura ”não é competente para o efeito”, sendo “o senhor Rosário Quive, segundo vice-presidente do sindicato, o coordenador das actividades do secretariado nacional executivo”. Defendem ainda que “há um entendimento de que mesmo que não se detecte nenhuma irregularidade, devido à polémica levantada não ficaria bem o candidato integrar a Comissão Nacional de Eleições”.

Na mesma Comissão, há membros que entendem que, defendendo a regularidade da candidatura, “pode-se alegar que o órgão que deliberou pelo suporte da candidatura foi dirigido por uma pessoa que, à luz dos estatutos e práticas da organização, tem legitimidade para fazê-lo. A senhora Safira Mahanjane dirige um departamento do Secretariado que trata das relações internas e externas do sindicato” defendem para, depois, referirem que “este procedimento foi seguido em 2007, mas porque o Sindicato não tinha divergências, o assunto não foi levantado. A irregularidade que pode ser levantada tem que ver com o facto de o secretarido, dirigido pela senhora Safira Mahanjane, não ter, de imediato, informado a Direcção do Sindicato para ratificação”.

0 comments: