terça-feira, outubro 08, 2019

“Se puder olhar para isso...”


Trump é suspeito de pressionar o presidente da Ucrânia a investigar Hunter Biden, filho de Joe Biden, por alegadas irregularidades na sua ligação com uma empresa ucraniana. Foi a Casa Branca que revelou os detalhes do telefonema que estão no centro do processo de impeachment de Donald Trump

Presidente Trump: Parabéns pela grande vitória. Todos nós vimos a partir dos Estados Unidos e você fez um tremendo trabalho. A maneira como veio de trás, alguém a quem não davam grandes chances, e acabou por ganhar facilmente. É uma conquista fantástica. Parabéns.

Resultado de imagem para presidente da ucrania
Presidente Zelenskyy: Está absolutamente certo, senhor Presidente. Foi uma grande vitória e trabalhámos muito por isto. Trabalhámos muito mas eu gostaria de confessar que eu tive a oportunidade de aprender consigo. Usámos algumas das suas skills e conhecimento e fomos capazes de usá-los como exemplo para as nossas eleições e, sim, é verdade que estas foram umas eleições singulares. Estávamos numa situação singular em que fomos capazes de alcançar um singular sucesso. Posso dizer-lhe o seguinte: na primeira vez que me ligou foi para me dar os parabéns quando eu ganhei a eleição presidencial; a segunda vez que agora está a ligar é porque o meu partido venceu a eleição parlamentar; penso que posso candidatar-me mais vezes para você me ligar mais vezes e assim falarmos mais ao telefone.

Presidente Trump: (risos) Isso é uma grande ideia. Eu penso que o seu país está muito contente com isso.

Presidente Zelenskyy: Bem, sim, para lhe dizer a verdade, estamos a tentar trabalhar arduamente porque queríamos eliminar o mal (“drain the swamp”) no nosso país. Trouxemos muita, muita gente nova. Não trouxemos políticos velhos, os típicos políticos, porque queremos ter um novo formato e um novo tipo de governo. Você é um grande professor para nós nisso.

Presidente Trump: Bom, isso é muito simpático da sua parte. Nós fazemos muito pela Ucrânia. Muito esforço e muito tempo. Muito mais do que os países europeus e eles deveriam estar a ajudar mais do que ajudam. A Alemanha não faz quase nada por vocês. A única coisa que fazem é falar e penso que você deve mesmo pedir-lhes. Quando conversei com Angela Merkel, ela falou na Ucrânia, mas ela não faz nada. Muitos dos países europeus são iguais, por isso penso que é algo que você deve ver, mas os Estados Unidos têm sido muito, muito bons para a Ucrânia. Não diria que isto é necessariamente recíproco porque há coisas que estão a acontecer que não são boas, mas os Estados Unidos têm sido muito, muito bons para a Ucrânia.

Presidente Zelenskyy: Sim, está absolutamente certo. Não só a 100%, mas na verdade a 1000% e posso dizer-lhe o seguinte: eu falei com Angela Merkel e encontrei-me com ele também, e falámos com [Emmanuel] Macron e eu disse-lhes que não estão a fazer o que deveriam estar a fazer relativamente a esta questão das sanções. Eles não estão a aplicar as sanções. Eles não estão a trabalhar o que deveriam estar a trabalhar pela Ucrânia. Acontece que, embora pela lógica a União Europeia devesse ser o nosso maior aliado, tecnicamente os Estados Unidos são um aliado muito maior que a União Europeia e estou muito agradecido a si porque os Estados Unidos estão a fazer muito pela Ucrânia. Muito mais do que a União Europeia quando falamos especialmente sobre sanções contra a Federação Russa. Também queria agradecer-lhe por todo o vosso apoio na área da Defesa. Estamos prontos para continuar a cooperar para os próximos passos, estamos quase prontos para comprar mais Javelins [mísseis antitanque] aos Estados Unidos para fins de Defesa.

Resultado de imagem para presidente da ucrania
Presidente Trump: Eu gostaria que nos fizesse um favor porque o nosso país tem passado por muito e a Ucrânia sabe muito sobre isso. Eu gostaria que descobrisse o que aconteceu com esta história com Ucrânia, eles chamam-lhe Crowdstrike… Eu julgo que tem [envolvido] um dos seus homens ricos… O servidor, eles dizem que a Ucrânia tem-no. Houve muitas coisas que aconteceram, toda a situação. Penso que você se está a rodear pelas mesmas pessoas. Eu gostaria que o procurador-geral falasse consigo ou com a sua equipa e gostava de tirar este assunto a limpo. Como viu ontem, aquele sem sentido todo acabou com uma atuação muito pobre de um homem chamado Robert Mueller, uma atuação incompetente, mas eles dizem que muito daquilo começou com a Ucrânia. Seja o que for que possa fazer, é muito importante que o faça se possível.

Resultado de imagem para ucraniaPresidente Zelenskyy: Sim, é muito importante para mim e tudo que você disse anteriormente. Para mim, como Presidente, é muito importante e estamos abertos a uma futura cooperação. Estamos prontos para abrir uma nova página na cooperação nas relações entre Estados Unidos e Ucrânia. Para esse propósito, acabei de me lembrar do nosso embaixador nos Estados Unidos e ele será substituído por um embaixador muito competente e muito experiente, que vai trabalhar arduamente para garantir que as nossas duas nações estão a aproximar-se. Eu também gostaria e espero que ele tenha a sua confiança e relação pessoal consigo, para que possamos colaborar cada vez mais. Eu vou dizer-lhe que um dos meus assistentes falou com o senhor [Rudolph] Giuliani recentemente e estamos com muita esperança que o senhor Giuliani possa viajar para a Ucrânia para nos conhecermos. Só quero garantir-lhe, uma vez mais, que só tem amigos entre nós. Eu vou garantir que me rodeio das melhores e mais experientes pessoas. Eu também queria dizer-lhe que somos amigos. Somos grandes amigos e você, senhor Presidente, tem amigos no nosso país, para que possamos continuar a nossa parceria estratégica. Eu também planeio rodear-me de grandes pessoas e, além dessa investigação, eu garanto-lhe como Presidente da Ucrânia que todas as investigações serão feitas abertamente e honestas. Isso, posso garantir-lhe.

Imagem relacionada
Presidente Trump: Ótimo, porque ouvi dizer que têm um procurador que é muito bom e ele foi afastado e isso é muito injusto. Muita gente está a falar nisso, na maneira como afastaram o vosso procurador muito bom, e vocês têm pessoas muito más envolvidas. O senhor Giuliani é um homem altamente respeitado. Foi o mayor de Nova Iorque, um grande mayor, e eu gostaria que ele lhe ligasse. Eu vou pedir-lhe para lhe ligar juntamente com o procurador-geral. O Rudy [Giuliani] sabe o que está a acontecer e ele é uma pessoa muito capaz. Se puder falar com ele, seria ótimo. O antigo embaixador nos Estados Unidos, a mulher, era más notícias e as pessoas com quem ela estava a lidar na Ucrânia eram más notícias, por isso quero que você saiba isso. Outra coisa, há muita gente a falar no filho do [Joe] Biden, que o Biden parou a acusação e muita gente quer descobrir sobre isso, por isso o que puder fazer com o procurador-geral seria ótimo. Biden gabou-se que parou a acusação, por isso, se puder olhar para isso… Parece horrível para mim.

Resultado de imagem para presidente da ucraniaPresidente Zelenskyy: Eu quero falar-lhe sobre o procurador. Primeiro de tudo, eu compreendo e tenho conhecimento da situação. Visto que ganhámos a maioria absoluta no parlamento, o próximo procurador-geral será uma pessoa 100% do meu lado, um candidato meu, que será aprovado pelo parlamento e irá começar como novo procurador em setembro. Ele ou ela vão olhar para a situação, especialmente para a empresa que você mencionou nesta conversa. A questão da investigação neste caso é, na verdade, garantir a restauração da honestidade, por isso tomaremos conta disso e trabalharemos com a investigação do caso. Além disso, queria pedir-lhe gentilmente se tem alguma informação adicional que nos possa fornecer, seria muito útil para a investigação garantir que conseguimos administrar justiça no nosso país em relação ao embaixador da Ucrânia nos Estados Unidos, que, se bem me lembro, chama-se Ivanovich. Foi ótimo que tenha sido você o primeiro a dizer-me que se trata de uma má embaixadora, porque eu concordo a 100% consigo. A atitude dela em relação a mim estava longe de ser a melhor, já que ela admirava o anterior Presidente e estava do lado dele. Ele não me aceitava suficientemente bem como o novo Presidente.

Presidente Trump: Bem, ela vai passar por algumas coisas. Eu faço com que o senhor Giuliani lhe ligue e terei também uma chamada com o procurador-geral Barr, e vamos chegar ao fundo disto. Tenho a certeza que você vai descobrir. Eu ouvi que o procurador foi muito mal tratado e ele era um procurador muito justo, por isso boa sorte com tudo. A vossa economia vai melhorar e melhorar, eu prevejo. Vocês têm muitos bens. É um grande país. Eu tenho muitos amigos ucranianos, são pessoas incríveis.

Presidente Zelenskyy: Gostaria de lhe dizer que também tenho alguns amigos ucranianos que vivem nos Estados Unidos. Na verdade, na última vez que viajei para os Estados Unidos, eu fiquei em Nova Iorque, perto do Central Park, e fiquei na Trump Tower. Eu vou falar com eles e espero vê-los outra vez no futuro. Também queria agradecer-lhe pelo convite para visitar os Estados Unidos, especialmente Washington DC. Por outro lado, quero garantir-lhe que seremos muito sérios relativamente ao caso e vamos trabalhar na investigação. Quanto à economia, há muito potencial para os nossos dois países e uma coisa que é muito importante para a Ucrânia é a independência energética. Eu acredito que podemos ser bem-sucedidos e colaborar na independência energética com os Estados Unidos. Já estamos a trabalhar na cooperação. Estamos a comprar petróleo norte-americano americano mas eu estou muito esperançado num futuro encontro. Teremos mais tempo e mais oportunidades para discutir estas oportunidades e para nos conhecermos melhor. Gostaria de lhe agradecer muito pelo vosso apoio.

Presidente Trump: Ótimo. Bem, muito obrigado. Direi ao Rudy [Giuliani] e ao procurador-geral Barr para lhe ligar. Obrigado. Quando quiser vir à Casa Branca, sinta-se à vontade para ligar. Diga-nos uma data e trabalharemos nisso. Estou ansioso por vê-lo.
Resultado de imagem para presidente da ucrania 
Presidente Zelenskyy: Muito obrigado. Eu ficaria muito feliz por ir e por conhecê-lo pessoalmente e melhor. Estou ansioso pelo nosso encontro e gostaria também de convidá-lo para visitar a Ucrânia e para vir a Kiev, que é uma bonita cidade. Temos um país bonito que lhe dá as boas-vindas. Por outro lado, eu acredito que a 1 de setembro estaremos na Polónia e espero que possamos conhecer-nos na Polónia. Depois disso, seria uma muito boa ideia você viajar para a Ucrânia. Podemos apanhar o meu avião e voar para a Ucrânia ou podemos ir no seu avião, que é provavelmente muito melhor do que o meu.

Presidente Trump: OK, podemos trabalhar nisso. Estou ansioso por vê-lo em Washington e talvez na Polónia, porque eu penso que lá estaremos nessa altura.

Presidente Zelenskyy: Muito obrigado, senhor Presidente.

Presidente Trump: Parabéns pelo trabalho fantástico que tem feito. O mundo inteiro está a ver. Não estou certo que tenha sido um grande incómodo mas parabéns.

Presidente Zelenskyy: Muito obrigado, senhor Presidente. Bye, bye.

0 comments: