quarta-feira, agosto 02, 2017

Ferroooviárioo !!!!!!!!!!!

O Ferroviário da Beira é novo campeão nacional de basquetebol, em seniores masculinos. A equipa de Nasir Salé venceu  (1/8/17) o homónimo de Maputo por 69-58, no quinto e último jogo dos play-off da final do campeonato, garantido assim a conquista do ceptro com uma vantagem de 3-2. Esta etapa da prova decorreu na capital de Sofala, concretamente no modernizado pavilhão dos locomotivas locais.
O Ferroviário da Beira baptizou assim o seu reconstruído pavilhão com o título nacional, com o jogo de consagração a ter lotação esgotada e com muito público do lado de fora, que ficou sem ter conseguido bilhete de entrada.
Resultado de imagem para FERROVIARIO BEIRA  BASQUETEBOL
Depois da primeira fase da prova e das meias-finais, em play-off à melhor de três jogos, disputadas em Maputo, a final, à melhor de cinco jogos, teve como palco o pavilhão do Ferroviário da Beira. Na reedição da final do ano passado, a equipa de Nasir Salé levou a melhor desta vez, ganhando o troféu com toda a justiça.
Foram cinco jogos: três vitórias para o Ferroviário da Beira (90-69, 78-74 e, ontem, 69-58) e dois triunfos para o Ferroviário de Maputo (86-68 e 67-62).
Campeão nacional em 2013 e 2014, na altura sob comando do técnico espanhol Luis Lopez Hernandez, o Ferroviário da Beira falhou a final da prova em 2015, tendo o Desportivo Maputo sido campeão, ao vencer o Ferroviário de Maputo na final.
Imagem relacionadaEm 2016, na primeira época de Nasir Salé a frente dos locomotivas beirenses, a equipa perdeu na final com o homónimo de Maputo. Este ano o Ferroviário da Beira recuperou o título nacional e aumentou para três as conquistas da prova máxima de basquetebol, em masculinos.
Pela conquista do título, o Ferroviário da Beira recebeu taça, medalhas e 200 mil meticais. A entrega dos troféus foi feita pelos representantes dos patrocinadores da prova e dirigentes locais e desportivos.
O Ferroviário de Maputo, vice-campeão nacional, recebeu taça, medalhas e cem mil meticais. A entrega dos mesmos foi feita pelo administrador da Beira, João Oliveira, o edil da Beira, Daviz Simango e outros dirigentes.
Na ocasião foram ainda entregues os troféus aos árbitros da final, os mais destacados da prova (Artur Castro, Guidione Matsinhe e Carlos Menete), ao melhor jogador do torneio (Ismael Nurmamade, do Ferroviário da Beira), ao melhor marcador e melhor triplista (Alvaro Maso, do Ferroviário de Maputo) e ao melhor ressaltador (Octávio Magoliço, do Ferroviário da Beira).
O público, que enchia por completo o pavilhão, manteve-se nos seus lugares até terminar a entrega dos troféus, numa linda festa e que o Ferroviário de Maputo, ao contrário do que aconteceu no terceiro jogo, soube aceitar a derrota com fair-play.
Em relação ao jogo de ontem, a ausência de Pio Matos do lado do Ferroviário de Maputo teve o seu peso. O Ferroviário da Beira apostou nas suas principais peças em grande parte do jogo e ganhou com justiça.
Valeu essencialmente o grande terceiro período que o Ferroviário da Beira fez, para a conquista da vitória. No final dos primeiros cinco minutos a equipa beirense ganhava por 4-9, ao final do primeiro período o marcador assinava 15-18, a melhor para os da casa.
No segundo período, o Ferroviário de Maputo chegou a passar para a frente no marcador (20-18 até 28-25), estando a vencer após 15 minutos por 22-19. Mas na ponta final o homónimo beirense empatou (28-28) e ao intervalo registava-se 28-30 a favor dos pupilos de Nasir Salé. No terceiro período só se viu o Ferroviário da Beira. Aos 25 minutos o marcador assinalava 28-44 (o Ferroviário de Maputo ficou mais de cinco minutos sem fazer sequer um ponto) e no final desta etapa o resultado estava em 36-56.

Resultado de imagem para ferroviario Beira campeão futebolNo quarto e último período o Ferroviário de Maputo chegou a ameaçar virar a desvantagem, mas os beirenses souberam gerir o resultado. Aos 35 minutos o marcador electrónico assinalava 48-58 e no final do jogo 58-69. Pelo meio, os pupilos de Milagre Macome chegaram a reduzir a diferença para seis pontos (56-62), quase silenciando o pavilhão. Mas estava escrito que o Ferroviário da Beira seria campeão nacional.
Foi assim em 2016, Campeão Nacional em Futebol Sénior.Apurado em 2017 para  fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões em Futebol de África (foto acima). 

Depois da Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal, o pavilhão do Ferroviário da Beira irá acolher, a partir do próximo sábado, o Campeonato Africano de Basquetebol feminino, na categoria de sub-16. "Penso que é uma infra-estrutura que não deve nada a outras que encontramos ao nível continental. É um pavilhão com qualidade e que dignifica o desporto moçambicano, no geral, e o basquetebol, em particular. É importante que se realizem muitas provas neste recinto desportivo. Pensamos em convidar equipas de outros pontos do país para participarem em provas neste recinto", disse Rizuane Mubarak, presidente da Associação Provincial de Basquetebol de Sofala (APBS).

0 comments: