quinta-feira, agosto 19, 2010

3 milhões de USD em prejuízos

A empresa pública Telecomunicações de Moçambique (TDM) já teve prejuízos de cerca de três milhões de dólares americanos em resultado de cortes e avarias da sua fibra óptica durante este ano. Segundo um comunicado de imprensa da TDM , os prejuízos são de dois tipos, sendo directos os que dizem respeito aos custos resultantes da reparação das avarias e indirectos os correspondentes a deduções das facturas da empresa durante o período da avaria. “Em relação ao corte ocorrido em Abril de 2010, os custos directos totalizaram cerca de 1.2 milhões de dólares norte-americanos e os indirectos 15 milhões de meticais (cerca de 390 mil dólares)”, refere o comunicado de imprensa.Contudo, esta não foi a única avaria registada pela TDM este ano. Em Julho passado e Agosto a empresa verificou cortes de fibra óptica cujos prejuízos são ainda incalculáveis, estimando-se em cerca de um milhão de dólares, os directos, e 390 mil dólares os indirectos.Nos últimos meses, o sistema de comunicações em Moçambique tem vindo a sofrer frequentes e sérias restrições devido a avarias da fibra óptica da empresa TDM.A última avaria registou-se na Sexta-feira passada e caracterizou-se por corte no cabo submarino de fibra óptica no troço entre Xai-Xai e Inhambane, Sul de Moçambique, provocando restrições nas comunicações das redes fixa e móvel, afectando os serviços de voz, dados, Internet e imagem para as zonas Centro e Norte do País.Neste momento, as comunicações já foram restabelecidas e os serviços que antes estavam interrompidos estão plenamente operacionais. A TDM ainda não sabe ao certo as razões da última avaria do seu cabo, mas geralmente estas variam de acordo com o tipo de cabo, uma vez que existe a fibra óptica submarina e terrestre, ambas permitindo a transmissão de voz, dados, Internet e imagem, a uma grande velocidade, para todas as capitais provinciais, distritais e algumas localidades ao longo do País.No âmbito do desenvolvimento da Rede Nacional de Transmissão, a TDM implementou um total de 5.500 quilómetro em rede de fibra óptica para transmissão a longa distância, dos quais 4.300 quilómetros em cabo terrestre, mil quilómetros em cabo submarino e 200 quilómetros em solução aérea suportada pelas torres da empresa Electricidade de Moçambique (EDM).A maioria das avarias do sistema terrestre de fibra óptica resulta de obras de empreiteiros e fazem as suas escavações em locais atravessados por esta infra-estrutura sem prestar os cuidados necessários. Contudo, na lista das causas das cortes constam também as avarias e actos de vandalismo. Só este ano, a empresa já registou um total de 35 interrupções, na sua maioria devido a actos de vandalismo.Por sua parte, o sistema de cabo submarino registou quatro cortes este ano, duas das quais no mês de Abril.Para minimizar o impacto destes cortes e avarias, a TDM tem estado a investir no desenvolvimento do projecto de redundância, o qual vai permitir a ligação através de vias alternativas, para que o tráfego possa continuar a fluir.“Importante salientar que estão ser, igualmente, feitos esforços no sentido de dotar a empresa de todos os meios técnicos e humanos necessários para efectuar a reparação dos cortes ou avarias, nos cabos terrestres de fibra óptica, no mais curto espaço de tempo”, refere o comunicado de imprensa da TDM.Além dessas medidas internas, a TDM tem estado a sensibilizar as autoridades locais e as comunidades para reduzirem os actos de vandalismo. Paralelamente, a empresa também tem mobilizado as instituições responsáveis pela reabilitação ou construção de estradas, abastecimento de água, entre outras obras para evitarem cortes dos cabos.

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