A Boeing instalou no novo 777-9 o maior motor a
jato do mundo, seja em termos de potência ou dimensões. O motor GE 9X possui
diâmetro do fan de 3,4 metros, basicamente a mesma largura da seção transversal
dianteira da fuselagem do Boeing 737. A largura do tal do motor, com as
naceles, é de 4,40 metros, maior que a seção transversal da fuselagem do Airbus
A320, que possui em seu ponto mais largo 4,14m metros.
Acima, comparação entre o motor GE9X e a
fuselagem do Boeing 737
O GE9X é derivado dos GE90, utilizado na
geração atual da família 777, mas emprega uma série de melhorias, como novas
câmaras de combustão, construção de grandes seções em peça única – produzidas
em impressão 3D – e o maior fan utilizado num motor a reação. Além disso, terá
empuxo de 105.00 lbf, mais que o dobro da existente nos motores CF6-50
instalado no Boeing 747-400, que possui 51.000 lbf, cada. Embora a potência
seja ligeiramente inferior aos motores GE90-115B, que oferecem 115.000 lbf, o
melhor desempenho do novo motor permite uma performance superior mesmo com
menor tração.
Acima: Comparação entre o 737 e o motor
GE90. Motor GE9X instalado em um Boeing 747-400, utilizado como plataforma de
testes em voo.
A Boeing espera concluir a montagem do primeiro
777-9 ainda em janeiro, com o primeiro voo ocorrendo em seguida. A nova família
do Triple Seven apresenta uma série de inovações em relação aos modelos atuais,
como janelas maiores, similares as utilizadas no 787 Dreamliner, melhorias
aerodinâmicas – incluindo novas asas – maior emprego de materiais compostos na
estrutura, cockpit redesenhado, entre outras.
Os principais destaques dos novos 777-9 são
suas asas, com pontas dobráveis, e os enormes motores GE9X, assim como seu
comprimento de 76,7 metros, que o torna o mais longo avião comercial já
produzido.
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