terça-feira, maio 05, 2020

Avaliar o CD4 no mesmo dia

O Ministério da Saúde está a ponderar registar em Moçambique um novo teste para a contagem do número de células CD4 na corrente sanguínea das pessoas vivendo com HIV.O teste, produzido pela Omega Diagnostics, uma multinacional de equipamentos médicos com sede na Grã-Bretanha, pode ser administrado por um agente de saúde depois de uma simples formação. O teste consiste em colocar uma pequena amostra de sangue de uma picada no dedo em um dispositivo plástico de diagnóstico e aguardar cerca de 40 minutos. O mesmo dispensa equipamento de refrigeração.
Na terça-feira, a Omega Diagnostics anunciou a assinatura de um contrato com a Iniciativa Clinton para o Acesso à Saúde para o fornecimento de testes para que a Omega Visitect possa acelerar a entrega a países elegíveis como Moçambique. O contrato prevê que até o final do próximo ano Iniciativa Clinton para o Acesso à Saúde deverá colocar um pedido para a aquisição do primeiro lote de 100.000 testes para distribuição mundial.Uma fonte da Omega Diagnostics disse “actualmente estamos trabalhando com um parceiro de distribuição que coordena o registo do teste no Ministério da Saúde em Moçambique. Esperamos a adopção deste teste em meados de 2020”.

O Director de Desenvolvimento de Negócios Globais de Saúde da Omega, John Bannister, disse num breve contacto mantido com a AIM em Londres que “alinhado ao nosso trabalho para introduzir o teste Visitect CD4 Advanced Disease no programa de HIV em Moçambique, estamos perto de concluir um estudo clínico no Hospital Distrital de Manhiça, que deveria ter começado no fim de Março. Infelizmente, isso foi adiado devido à actual pandemia da COVID-19”.Ele acrescentou: “este é um teste completamente único. Não há outro produto de diagnóstico disponível como este. O Visitect CD4 Advanced Disease CD4 é um teste fácil de usar e uma solução acessível que permite avaliar o CD4 no mesmo dia em pessoas vivendo com HIV em ambientes descentralizados.

Permite ainda acelerar a gestão clínica e oferece melhores resultados para os pacientes com HIV com maior risco de mortalidade e benefícios para os profissionais de saúde”.As células CD4 são um tipo de glóbulo branco chamado células T. Elas desempenham um papel importante no corpo, combatendo infecções, identificando doenças e indicando a outros glóbulos brancos para destruir os invasores.
No entanto, as próprias células CD4 são atacadas pelo vírus do HIV, que penetra nelas onde se replica antes de liberar as suas cópias na corrente sanguínea.À medida que mais e mais células CD4 são destruídas pelo vírus, o corpo começa a ceder as infecções oportunistas, como a tuberculose, que podem levar a doenças graves e morte.É por isso que é vital para avaliar o número de células CD4 para avaliar se a terapia anti-retroviral está funcionando suficientemente bem ou se são necessárias intervenções adicionais para proteger a saúde do paciente.

0 comments: