quinta-feira, junho 15, 2017

O Partido tem que se libertar dos "Mbavas"

Resultado de imagem para Joaõ MoscaProfessor JOÃO MOSCA que balanços faz do discurso do Presidente Nyusi nos ministérios por onde este passa?
Ele abriu um pouco o sistema. As liberdades melhoraram. E uma pessoa que procura fazer visitas e ver quais são os problemas de perto, porque tem consciência que esta ser mentido, esta sendo aldrabado pelos seus próprios ministros e colaboradores. E com essas visitas procura actuar directamente. Naturalmente que isso não resolve todos os seus problemas, mas pelo menos sabe quais são os problemas e evita receber relatórios que não correspondem a verdade.  Além disso ele, como Presidente, fica prestigiado popularmente e ganha mais credibilidade e mais aceitação. Independentemente de, em alguns momentos, o seu discurso não ser dos melhores. 
Resultado de imagem para Presidente Nyuse
Mas no fundo e um aspecto positivo, e ele está dentro das diferentes redes de interesses da Frelimo, procurar espaço para exercer melhor o seu poder. 
Imagem relacionadaPorque ele está de algum modo articulado com varias força as de interesses da Frelimo, e ele tem que gerir esse tipo de contradições, conflitos e interesses internos do partido de modo que consiga fazer melhor para o país. Estou convencido que ele e uma pessoa que quer o melhor para o país e mais, não estou a dizer que não tem lobys ou outros interesses também, é possível que sim. Mas não é a dimensão que houve no tempo de Guebuza.
É compreensível quando ele (PR) antecipa e justifica que os planos e programas da sua governação foram frustrados pela crise?
Resultado de imagem para Presidente NyuseAcredito que sim. Mas não  só a crise. A crise é um elemento, a guerra é outro elemento. E os interesses internos da Frelimo é  outra dimensão. São três grandes aspectos que ele não conseguiu gerir bem. Há pessoas dentro da Frelimo, de altas patentes, que queriam derrotar a Renamo pela guerra.O que não e possível. Não é possivel derrotar a Renamo ou outros guerrilheiros organizados pela guerra.
Resultado de imagem para Presidente NyuseSobre a crise, há muitas correntes que sugerem N posições por parte do Governo. No seu entendimento, pagar ou não pagar a dívida oculta?
Eu sou dos poucos que defende que deveria ser paga. Mesmo para recuperar a credibilidade e a confiança a dos investidores. Porque finalmente, com ilegalidade ou não, Moçambique assumiu a divida e não pode hoje  dizer que sim e amanhã dizer o cont
rário. Eu sou das poucas pessoas da sociedade civil que defende que a divida deve ser paga pelo Estado e automaticamente pelo cidadão. 
Agora os cidadãos é que devem resolver o problema internamente com Estado, devem pedir responsabilização e punir os responsáveis no tribunal e Recuperar o dinheiro que estas pessoas tem nas diferentes contas bancarias fora e dentro de Moçambique.
O Governo conseguiu inclui-las no Conta Geral do Estado, as auditorias terminaram e qual é a forma prudente de a PGR gerir o assunto no estágio em que se encontra?
Resultado de imagem para Presidente NyuseVocê ainda acredita na Procuradoria-Geral da República (PGR)? Falar da PGR e falar do Partido Frelimo. Falar dos interesses económicos e políticos de facções corruptas dentro do partido. PGR sabe quem e onde está o dinheiro. Entao que diga. Está proteger o que? Há quadros importantes da Frelimo que já disseram que se vocês não responsabilizam as pessoas é a Frelimo que é culpada. Se vocês conseguirem dizer que é  este e as contas estão alí a Frelimo irá se libertar dessas pessoas e o povo dira que aqueles é que foram os Mbavas (ladrões). 
E a Frelimo fica salvaguardada, mas se não faz isso é ela que assume a responsabilidade.


0 comments: