segunda-feira, maio 24, 2021

Oui, c'est vrai!!

O internacional moçambicano Reinildo Mandava sagrou-se na noite deste domingo campeão francês ao serviço do Lille que na última jornada da Ligue 1 derrotou por 2-1 ao Angers FC. Este é o quarto titulo de campeão conquistado pelo Lille, depois de feito semelhante alcançado em 1946, 1954 e 2011, sendo que terá acesso directo à fase de grupos da Liga dos Campeões Europeus.

Mandava foi titular neste encontro no qual o Lille carimbou a conquista do título francês de futebol, o primeiro de campeão que um jogador moçambicano conquista por terras gaulesas. Apenas Mexer Sitóe havia ganho um título neste país, concretamente a Taça de França, em 2018.  A vitória do Lille começou a ser desenhada aos dez minutos com golo de Jonathan David e no primeiro minuto de compensação da primeira parte Yilmaz aumentou a contagem na transformação de uma grande penalidade. Com esta vitória, o Lille termina a Liga Francesa com 83 pontos, mais um ponto que o Paris Saint Germain que venceu ao Stade Betrois por 2-0, resultado que acabou por ser insuficiente para a equipa parisiense chegasse ao topo da classificação, visto que para tal dependia de uma escorregadela da equipa do moçambicano. 

A conquista do título francês teve forte contributo de Reinildo Mandava que há dias foi eleito melhor lateral esquerdo a actuar no campeonato francês e é um dos jogadores mais influentes na manobra defensiva do novo campeão francês, tendo por várias vezes arrecadado notas altas atribuídas pelo prestigiado diário desportivo L’Equipe. (L.MZ)


0 comments: