terça-feira, maio 11, 2021

Os rostos que a covid levou

Intervindo em mais uma cerimónia de homenagem aos profissionais do sector que trabalham na linha da frente contra a COVID-19, evento havido na manhã desta segunda-feira, 10 de Maio 2021, no Hospital Geral do Polana Caniço, em Maputo, o ministro da saúde Armindo Daniel Tiago disse que o governo, através do Ministério da Saúde (MISAU), está ciente de que a luta contra o novo Coronavírus ainda está longe de ser ganha.

Porém, reconheceu que, ainda assim, existem, nesta fase do processo, actos heróicos que devem ser enaltecidos e imortalizados. O acto de homenagem da manhã desta segunda-feira, traduziu-se na inauguração de um mural com rostos de parte dos profissionais daquela unidade sanitária em todas as especialidades representando quadros do sector engajados na luta contra a doença. Num outro momento da sua intervenção, o ministro da saúde destacou o Hospital Geral da Polana Caniço no combate contra à pandemia, referindo que, o mesmo assumiu um papel de relevo e é a face mais visível dos esforços supremos que o governo tomou para travar a propagação da COVID-19 e, evitar o colapso do Sistema Nacional de Saúde. “Sabemos do trabalho árduo que tiveram e têm. Salvaram muitas vidas e temos noção da dor que sentiram a cada vida que não conseguiam salvar. Estamos orgulhosos pelo vosso empenho e dedicação”, disse Armindo Tiago, que de seguida acrescentou que “ a todos vocês, caros colegas, venho aqui humildemente, em nome do governo e em meu nome pessoal agradecer pelo grande desempenho e, prestar a nossa vénia”.

Armindo Tiago anunciou também uma "boa nova" ao referir a introdução da isenção de exames para os profissionais de saúde que pretendam se especializar em cuidados Intensivos.

" Entre outras análises e concertações tivemos um encontro com a Ordem e Associações dos Médicos e chegamos à conclusão de que estes jovens bravos e corajosos merecem ser reconhecidos de outra forma. Vamos garantir que os médicos e enfermeiros, afectos aos CECOV's possam entrar para cursos de especialidade em cuidados intensivos sem precisarem de exame”. O anúncio foi recebido com grande satisfação pelos profissionais de saúde presentes no local que aplaudiram em jeito de agradecimento. O Hospital Geral da Polana Caniço, lembre-se, foi indicado como de referência para o isolamento e tratamento de COVID-19, em Março de 2020 e, no dia 18 de Maio do mesmo ano recebeu o primeiro paciente.  Neste momento, a unidade conta com apenas nove internados.

0 comments: