quarta-feira, setembro 09, 2020

Ginásio não combina com Covid19

A Associação Médica do Texas (TMA), nos Estados Unidos, formulou um gráfico que já se tornou viral naquele país e no Reino Unido, destacando os distintos graus de risco de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, aos quais as simples atividades do dia-a-dia nos expõe. A tabela inédita foi criada por 14 médicos - especialistas em saúde pública, epidemiologia e infetologia - integrantes da força-tarefa de Covid-19 e do Comité de Doenças Infecciosas da TMA, reporta um artigo publicado no site da BBC News Brasil.  "É um gráfico feito para o Texas, mas pode ser usado em outros países. Temos que considerar as diferenças nas realidades de cada lugar, é claro, mas também há muitas coisas que são semelhantes", conta o médico John Carlo, especialista em saúde pública e membro da TMA. Muita atenção: ir ao ginásio, ao cinema ou frequentar um culto religioso estão entre as ações mais perigosas que pode fazer.

Eis a lista de atividades do dia-a-dia de acordo com o grau de risco de contágio:

Baixo

- Abrir correio; Comprar comida para levar/take-away; Abastecer o carro; Jogar ténis;
- Acampar.

Baixo moderado

- Ir ao supermercado;- Caminhar, correr ou andar de bicicleta acompanhado;- Ficar hospedado num hotel durante duas noites;- Aguardar na sala de espera de um consultório médico;- Ir a um museu ou biblioteca;- Comer num restaurante (na esplanada);- Caminhar no centro/baixa da cidade;- Passar uma hora num parque infantil.

Moderado

- Jantar em casa de outra pessoa;- Ir a um churrasco;- Ir à praia ou a um centro comercial;- Mandar as crianças para a escola, creche ou acampar;- Trabalhar num escritório durante uma semana;- Nadar numa piscina pública;- Visitar idosos em casa.

Moderado alto

- Ir ao cabeleireiro ou barbearia;- Comer num restaurante (espaço interior);- Ir a um casamento ou funeral;- Viajar de avião;- Jogar basquetebol;- Abraçar ou apertar a mão de alguém.

Alto

- Comer num restaurante bufê;- Ir ao ginásio;- Ir a um parque de diversões ou cinema;
- Ir a um concerto, espetáculo ou evento desportivo num estádio;- Ir a um culto religioso com 500 ou mais pessoas;- Ir a um bar.

Como é que este ranking foi formulado?

Segundo a BBC, foram atribuídas notas às atividades de 1 (menos perigosa) a 10 (mais arriscada) tendo em conta estes critérios: se eram praticadas numa zona interna ou externa; a proximidade com outros; o tempo de exposição ao vírus; a plausibilidade de seguir e manter as ações de prevenção contra o novo coronavírus, nomeadamente a utilização da máscara, e o risco pessoal, isto é, a eventualidade de alguém ser infetado ao realizar a atividade. - https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/

0 comments: