segunda-feira, agosto 17, 2020

Hospital de referência

Filipe Nyusi, Presidente da República, inaugurou hoje (13), o Hospital Distrital de Cuamba, na província de Niassa, norte do país, após beneficiar de obras de requalificação. Localizada no Posto Administrativo de Cuamba-sede, capital ecómica da província, a Unidade Sanitária (US) que ocupa uma área de 6.102 m², é um edifício de um piso e viu a sua capacidade de internamento aumentar de 105 para 220 camas. A empreitada consistiu na construção, de raiz, de 13 edifícios (incluindo 06 residências para o pessoal médico) e a reabilitação de outros 04.

Com a sua requalificação passarão a funcionar naquela US, o Serviço de Urgências, Imagiologia, Laboratório, Serviço de Consultas Externas, Fisioterapia, Bloco Operatório, Enfermaria de Medicina, Maternidade, Enfermaria de Pediatria, Cirurgia, Ortopedia, Administração e Serviços de Apoio. Falando a propósito da inauguração do hospital, o Presidente da República disse que o mesmo "se enquadra na nossa estratégia 'um distrito, um hospital', política já concreta que visa aproximar os serviços de saúde ao cidadão". O custo da obra esta Quinta-feira entregue ao Ministério da Saúde (MISAU), está avaliado em 262.066.976,18 meticais, financiados pelo Orçamento do Estado.
O Hospital Distrital de Cuamba, inaugurado no âmbito da visita Presidencial de um dia à Província de Niassa, Edição-2020, vai atender a população da vila de Cuamba e dos distritos vizinhos, nomeadamente Metarica, Mecanhelas, Maúa e Nipepe, no Niassa, e Malema, na província de Nampula. 

0 comments: