sábado, setembro 06, 2014

O que significa?



Foto: Aí está, o nosso líder para os próximos 5 anos!Num dos cartazes da campanha eleitoral do candidato presidencial do partido Frelimo diz-se: “Nyusi – Vota na mudança”. O que me parece bem, embora estranho por partir de quem parte. Para tentar esclarecer-me melhor consultei o Dicionário Enciclopédico Alfa e descobri que “Mudança” significa “Transformação que faz diferença do que era; Alteração; Modificação de
ideias, sentimentos, etc.”. Fim de citação.
Fico, portanto, a saber que o candidato Nyusi é favorável a uma transformação que faz diferença do que agora existe. É favorável a uma alteração, a uma modificação de ideias, sentimentos, etc.
Ora, o que actualmente existe no nosso país foi produzido e gerido pelo mesmo partido Frelimo do qual ele é candidato. Nunca outro partido governou o país desde a Independência. Desta forma, Nyusi está a pedir-nos o voto para, se for eleito, transformar o país para uma coisa diferente daquela que Armando Guebuza nos deixará no final do seu mandato.
Está a propor-nos uma mudança de ideias e sentimentos em relação às ideias e sentimentos do actual Chefe de Estado. O que é uma posição, devo dizer, de grande coragem, embora de pequena coerência.
Mas penso que ele deve dar mais um passo em frente e fazer-nos saber quais são os aspectos concretos da actual governação de Armando Guebuza com os quais ele não concorda e gostaria de ver alterados.Gostaria que ele nos dissesse que está em desacordo com os aspectos tais e tais, seja na economia, na gestão das Forças de Defesa e Segurança, na política externa, sei lá em que mais. E nos informasse que, se for eleito, esses aspectos serão alterados através das novas soluções X, Y e Z. Porque, se isso não for feito, a tal palavra de ordem fica uma coisa totalmente vazia, sem nenhum significado. Em vez de palavra de ordem arrisca-se a ser uma palavra de desordem, de engano, de batota eleitoral. Uma forma de gastar papel sem sentido.
E era bom que esses aspectos fossem esclarecidos rapidamente para os cidadãos eleitores poderem decidir, com consciência, se votam, ou não, naquele candidato.
Sob pena de se votar num candidato que propõe mudanças e acabar com um presidente que deixa tudo na mesma.(M.Graça)

0 comments: