quarta-feira, setembro 03, 2014

Dhlakama à vista!!!

As delegações do Governo e da Renamo voltaram a reunir-se ontem (2) em mais uma ronda de negociações, a 76ª,para concluírem as discussões em torno do encontro entre o Presidente da Repúblicae o presidente da Renamo, AfonsoDhlakama. As delegações garantem que o encontro se realizará no princípio da manhã desta sexta-feira, 5 de Setembro, na Presidência da República.Em declarações a jornalistas no final do encontro, o chefe-adjunto da delegação do Governo no diálogo e ministro dos Transportes e Comunicações, Gabriel Muthisse, disse que o encontro de ontem serviu para aprofundar a preparação logística, protocolar e de segurança para o encontro entre o Presidente da República e o presidente da Renamo.Segundo Muthisse, as partes discutiram também os passos subsequentesàhomologação dos documentos por Guebuza e Dhlakama. Muthisse disse também que a Renamo reafirmou que Afonso Dhlakama vai mesmo se reunir-se com Guebuza.
Estarão presentes no encontro dirigentes do Estado, entre os quais a presidente da Assembleia da República, os vice-presidentes, os membros da Comissão Permanente da AR, chefes das bancadas parlamentares. Estarão também representantes da magistratura, da sociedade civil, militares, membros do Governo, membros da Renamo, e representantes do corpo diplomático.Segundo Muthisse, o Governo já endereçou convites aos países propostos para fazerem parte da missão dos observadores militares internacionais.O chefe da delegação da Renamo, Saimone Macuiana, disseque o encontro de ontem serviu basicamente para “a preparação do encontro ao alto nível e para a finalização de actas importantes dos nossos encontros”. Macuianalembrou também que,“depois do encontro,a Assembleia da República deverá deliberar e legislar sobre tudo o que já foi discutido e ‘consensualizado’”.Para aAR serão levados os seguintes documentos: “Memorando de Entendimento”, “Termos de Referência da Missão dos Observadores Internacionais”, “Declaração de Cessar-Fogo” e “Mecanismos de Garantias”.
Estes são os que estão a caminho de Gorongosa para buscar o líder da Renamo, Afonso Dhlakama. Até amanhã (4), o General de quatro estrelas, Afonso Dhlakama estará na cidade; primeiro em Chimoio e depois em Maputo. Dhlakama pode voar tanto a partir de Chimoio como da Beira. Mas também não está ainda seguro se voam num voo comercial ou alugado. E para terminar, só Presidente da República e seus colaboradores sabe onde vai encontrar-se com Dhlakama.
Veja-se na foto o Embaixador dos Estados Unidos da América e Itália! Ivone Soares entra para a história de Moçambique como das mulheres jovens mais influentes da política moçambicana. 
Ivone Soares, deputada na Assembleia da República pela Renamo foi recebida pelo Presidente da República e sua esposa e serviu para colocar a corrente dos últimos desenvolvimentos do processo de paz, audiência que acontece dias depois de um outro na Serra da Gorongosa com o líder da Renamo.

0 comments: