segunda-feira, setembro 27, 2021

Covid derrotado nas últimas 24 horas

Moçambique registou 36 novas infeções por Covid-19 nas últimas 24 horas, dos quais três são de cidadãos estrangeiros. Segundo o boletim do Ministério da Saúde (MISAU), sobre a evolução da pandemia, nas últimas 24 horas, “não notificou nenhum óbito em paciente infectado pelo novo coronavírus, continuando o país com um cumulativo de 1.909 vítimas mortais devido à Covid-19”. Deste número 26 são do sexo masculino, correspondente a 72,2 por cento e 10 do sexo feminino, que representam 27,2 por cento. Todos os novos casos resultam de transmissão local.

A província de Manica registou 13 casos, correspondentes a 36,1 por cento do total dos casos novos hoje reportados em todo o país e uma taxa de positividade de 32,5 por cento, seguida pela província de Gaza com cinco casos, o equivalente a 13,9 por cento do total de casos e uma taxa de positividade de 6,3 por cento. A nível nacional, a Taxa de Positividade nas últimas 24h foi de 5,2 porcento, enquanto a Taxa de Positividade Acumulada é de 16,7 por cento. Assim, Moçambique tem cumulativamente 150.530 casos positivos registados, dos quais 150.161 casos são de transmissão local e 369 são casos importados.

Nas últimas 24 horas as autoridades registaram uma alta hospitalar e nenhum novo internamento.

“Assim, o país continua com um cumulativo de 6.955 pacientes internados, dos quais 38 estão actualmente nos Centros de Internamento de Covid-19 e em outras Unidades Hospitalares 46,7 por cento destes pacientes encontram-se na cidade de Maputo. Neste momento, o país tem 2.073 casos activos.

Num outro desenvolvimento, o MISAU recorda que segunda-feira da semana corrente retomam as actividades efectivas do Ensino Pré-Escolar (creches). A retoma surge no âmbito do relaxamento das medidas restritivas impostas para conter a propagação do novo coronavírus. Assim, o MISAU exorta aos pais/encarregados de educação e professores a continuarem a desempenhar o papel de verdadeiros agentes promotores de saúde, ensinando os seus educandos e alunos, respectivamente, a respeitarem as medidas gerais de prevenção da Covid-19, particularmente o uso correcto da máscara no interior da sala de aulas e em contacto com os colegas e evitar partilhar material escolar ou lanche com os colegas.

0 comments: