sexta-feira, setembro 10, 2021

"Casa da Alegria"

A acção, que vai ajudar a suprir as necessidades daquela instituição de caridade gerida pela congregação Irmãs Missionárias da Caridade Madre Teresa de Calcutá, insere-se nas celebrações do Dia Mundial Nelson Mandela, ícone da luta contra o regime de segregação racial Apartheid, que se assinala a cada dia 18 de Julho, mas este ano, devido à pandemia da Covid-19 não foi possível realizar na respectiva data. O donativo é constituído por arroz, farinha de milho, óleo alimentar, açúcar, sal, detergentes líquidos e em pó, sabão, pensos higiénicos, entre outros produtos que, de acordo com o director de Marketing e Comunicação do Standard Bank, Alfredo Mucavela, constituem o contributo do banco para o funcionamento do centro.

“Isto é uma parte do que caracteriza o Standard Bank, humanamente falando. É uma oportunidade ímpar de trazer alegria a este local, onde as missionárias tomam conta de muitas vidas. Soubemos que há pessoas (de todas as idades e géneros) que passaram por situações de abandono, doença e sem o que comer ou vestir, mas que encontraram abrigo e conforto neste centro, sem contar com as crianças da comunidade que vêm aprender a custo zero”, disse Alfredo Mucavela. Para o alto comissário da África do Sul em Moçambique, Siphiwe Nyanda, o apoio às comunidades carenciadas, por via das instituições de caridade, constitui uma forma de homenagear Nelson Mandela, cuja obra sempre foi em prol dos desfavorecidos. “Esta é mais uma oportunidade que temos, de estar junto dos mais desfavorecidos, e de estendermos a nossa mão a instituições que trabalham com e para as comunidades, particularmente as mais pobres, que não têm onde dormir, o que comer ou condições para ter acesso à educação”, disse o diplomata.

Na ocasião, a irmã superior da “Casa da Alegria”, Joselinda Matheo, mostrou-se feliz e agradeceu pelo gesto do Standard Bank, que não vai ajudar somente as pessoas ali acolhidas, mas também a comunidade e os petizes que frequentam a escola pertencente ao centro: “Mensalmente, atribuímos cestas básicas a muitas famílias. Ou seja, tudo o que recebemos, partilhamos com todos que precisam de ajuda”. A “Casa da Alegria” foi criada em 1988 pela Madre Teresa de Calcutá, e funciona como orfanato e centro de acolhimento de crianças, jovens, adultos e idosos carenciados, abandonados pelas respectivas famílias ou que padecem de diversas doenças, algumas crónicas. Estes últimos, para além do acolhimento, beneficiam de assistência médica e medicamentosa. O centro integra, igualmente, uma escola primária, que lecciona da primeira à quinta classe. A mesma é frequentada por crianças desfavorecidas residentes nas comunidades circunvizinhas. Neste momento, conta com 430 alunos que, para além das aulas normais e de reforço, beneficiam de uniforme, livros, material escolar e uma refeição por dia. Nuno Cristiano ocupa a ala dos adultos da “Casa da Alegria”, local onde chegou há dois anos, já debilitado. Foi acolhido e submetido a tratamento médico e medicamentoso, e hoje é grato às Irmãs Missionárias da Caridade Madre Teresa de Calcutá: “Elas prestaram-me todo o apoio, cuidaram e fizeram tudo por mim”. Por não ter família na cidade de Maputo, Nuno Cristiano reside, actualmente, no centro, tendo, por isso, agradecido ao Standard Bank pelo donativo;): “É gratificante, para nós, receber esta oferta. Não temos palavras para agradecer", disse.


0 comments: