quarta-feira, setembro 01, 2021

Aula de Moral e Ética

Confesso estar acompanhar a audiência de hoje (31/08) com muito prazer e reconhecimento. O Meritíssimo Juiz está neste momento não apenas dando aulas de educação ético- moral ao senhor Ndambi Guebuza  como também a todo povo moçambicano.

Prezados, os recursos (posses), posição societária não podem ser usados como meio para se sobrepor à terceiros, independentemente do nosso nível de poder sócio- econômico, o respeito deve sempre constituir um dos vetores que orienta as relações entre os indivíduos em todas dimensões.

Uma aula de excelência que nos é transmitida por um senhor que vem duma família simples e humilde, tendo acima de tudo se formado em escolas públicas, uma demonstração clara de que a Escola não forma o indivíduo, mas sim a família.

O Meritíssimo é mais novo que o senhor Ndambi, porém o mesmo faz um papel que deveria ser do senhor Ndambi, aqui nota- se claramente que a educação vem do berço, e não propriamente das escolas que frequentamos, na maioria das vezes essas simplesmente servem para formalizar o nosso nível de instrução familiar. Ser da Escola Portuguesa ou Americana não faz de ti um ser de respeito em relação a quem vem da Escola Primária de Namipope ou Manjacaze.

Muito triste acompanhar essa audiência pode muito bem o senhor Ndambi usar da prerrogativa da lei para se defender, porém não pode usar da mesma para destilar sua arrogância, prepotência, ódio, e orgulho desnecessário. Ele não é mais moçambicano que os demais, e os crimes que neste momento pesam sobre ele são do interesse da sociedade, assim sendo creio que deve respeito aos milhares de moçambicanos que neste momento o acompanham.

O tempo nos ensina sobre o benefícios da humildade, não se impõe respeito na base da prepotência, não se impõe superioridade na base da arrogância. O respeito e consideração são frutos de um relacionamento que se impõe na base de humildade e do reconhecimento do outro como seu ser semelhante.

O show de prepotência e de extrema arrogância que nos é brindada nessas audiências deve ser veementemente condenável, pois pode criar grandes males na educação que transmitimos as gerações vindouras. Todos arguidos causaram danos ao Estado e ao povo moçambicano, assim sendo no mínimo que sejam respeitosos.

Não esqueçam que neste momento quase que todas faixas etárias acompanham o curso do julgamento, e muitas expressões vão sendo transformadas em memes, e reencaminhadas em diversas plataformas, e a forma como o senhor Ndambi se comporta diante dos demais intervenientes desse processo pode futuramente se tornar num estilo de vida.

Está de parabéns o Meritíssimo, a aula de moral que com urbanidade e respeito transmite aos arguidos e a nação é de grande utilidade pública. Confesso que muito ensinamento esse processo deixa, não existe humilhação que perdura para sempre, a falta de respeito não legítima sua grandeza, e o boçalismo só desvenda o tipo de educação recebeste dos seus pais ou que estes não lhe concederam.

Podem ter roubado aos milhares de pobres, podem ter frustrado milhares de sonhos, podem ter bloqueado milhares de expetativas e projetos, porém alguma coisa irão aprender, que vossa prepotência, falta de educação, arrogância, malcriadez tem seus limites.

Podem até comer o dinheiro, mas a sociedade vos tem como seres abomináveis e acima de tudo ficam historicamente marcados como seres socialmente nefastos. A situação que hoje vivem ficará marcado para sempre e até aos vossos últimos dias no painel da vossa memória, não haverá champanhe, viagens a Dubai ou New York City, não haverá luxúria que devolverá a vossa dignidade e integridade moral.

Obrigado Meritíssimo, do senhor não cobraremos justiça alguma, nós somos vítimas da fraqueza institucional e do analfabetismo político e propositadamente suplantado na nossa sociedade. Porém tenhamos a certeza que não há sofrimento e subjugação que perdura para sempre, e muito menos paciência que resiste a tamanha humilhação institucional.

 Obrigado Meritíssimo, suas aulas em sede desse processo ficam gravadas para sempre. Continue pautando pela humildade mesmo sabendo que sua posição neste momento se sobrepõe a todos intervenientes desse processo, desde advogados, assistentes e até do Ministério Público.

(Por B. Viage in facebook)


0 comments: