sexta-feira, setembro 10, 2021

Até ao final do mês, energia em Palma

 

Equipas da empresa Electricidade de Moçambique (EDM) estão a desdobrar-se no terreno para assegurar o restabelecimento de energia nas vilas de Palma e Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado, norte do país, até ao final do mês em curso. O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, assegurou esta quinta- feira, em Awasse, Cabo Delgado, que neste momento existem diversas equipas técnicas que estão a trabalhar para garantir a retoma dos serviços mínimos de fornecimento de energia eléctrica às sedes distritais e zonas circundantes afectadas por acções terroristas na província.

“Pretendemos, com este esforço, assegurar que outras actividades, como o abastecimento de água e serviços administrativos, possam ser restabelecidos para a garantir a retoma normal da vida da população nestas zonas”, referiu Tonela, citado hoje pelo “Notícias”.

O governante precisou que em Mocímboa da Praia as equipas técnicas estão a trabalhar na revisão do sistema de distribuição, sobretudo porque houve vandalização das infra-estruturas, quer de transformação, quer de transporte, bem assim nas redes de distribuição de média tensão que alimentam os distritos, incluindo os ramais para as vilas. Referiu que na próxima semana será feito um plano de investimentos para Muidumbe, com vista à mobilização dos recursos financeiros necessários para a reposição da energia e, gradualmente, ir-se respondendo a demanda, à medida que a vida voltar à normalidade. “Agora temos também equipas a trabalhar na linha para Nangade e amanhã (hoje) teremos equipas na linha da Mocímboa da Praia - Palma e é nossa perspectiva que até ao final do mês tenhamos a rede reposta. Vamos depois ter que trabalhar em investimentos de vulto nas infra-estruturas de base”, explicou Max Tonela.

Referindo-se aos custos envolvidos, o governante explicou que até ao momento tudo está a ser feito com base nos recursos próprios da EDM e do Governo, mas há um trabalho com parceiros, sobretudo o Banco Mundial, através de fundos de emergência, para assegurar que o impacto seja mínimo sobre as contas da empresa. Paralelamente aos trabalhos de manutenção da rede destruída, Max Tonela anunciou que está em curso a aquisição de geradores para resolver questões imediatas como o fornecimento de energia onde se mostre prioritária. “Neste contexto, esperamos amanhã (hoje) receber quatro grupos geradores que serão colocados em Palma, Mocímboa da Praia e outros locais que serão determinados pelas autoridades locais”disse. Acrescentou que dos levantamentos preliminares realizados até quinta-feira, estima-se que sejam necessários, para a retoma de emergência, cerca de 11 milhões de dólares norte-americanos. Mas mais tarde serão necessários mais 10 milhões de dólares para investimentos em infra-estruturas de base.

0 comments: