terça-feira, novembro 08, 2016

Guerra digital em tempo de crise

Resultado de imagem para redes sociaisAs redes sociais estão cheias de informação caluniosa ou não sobre a alegada compra pela Presidência da República de Moçambique de 12 garrafas de um vinho português ao preço aproximado de 500 mil meticais no dia 6 de Novembro de 2016. A notícia foi despoletada quando uma fotografia de um documento que se acredita de ser a segunda via da fatura foi posta a circular pelo WhatsApp. A notícia desagradou os cidadãos, diga-se, a esmagadora maioria que julgou tratar-se de uso abusivo dos fundos públicos, num contexto marcado pelo custo de vida, instabilidade política e isolamento internacional. Estava a instalada a crise.
O Taverna entrou em crise. A Presidência também, cada instituição com suas razões. O Taverna por ver seu nome envolvido num aparente escândalo de esbanjamento dos fundos públicos para fins de lazer em tempos de crise enquanto a Presidência entrou em crise por ser a pretensa autora do escândalo.Na tentativa de apagar o fogo, o Taverna emitiu um comunicado que, ao invés de clarificar o assunto, simplesmente adensou as suspeitas. O comunicado do Taverna é quanto a mim um comunicado mal elaborado por não ter respondido o essencial.

Resultado de imagem para O taverna maputo
A par disso, ainda fica por discutir até que ponto podem os assuntos corridos dentro de uma rede social minoritária e fechada como o WhatApp merece um comunicado daquele género, assinado e carimbado. De uma ou de outra maneira, as seguintes perguntas deveriam ter sido respondidas. Mas antes, importa elencar quais deveriam ter sido os passos dados antes do envio do comunicado:
1. Análise da situação: verificar a autenticidade do documento, explorar o contexto em que tal foi emitido, apurar a verdade, analisar os danos.
2. Identificar os afectados e adotar a melhor estratégia de chegar a eles
3. Decidir sobre a melhor tática a usar na resposta para a gestão da imagem que poderia ser entre a minimização ou lidar com a crise, mediante os resultados apurados em 1 e 2.
4. Responder. 
Ora, este processo todo pode levar horas e dias. Dada a delicadeza do assunto – o Taverna não é a única instituição afectada (positiva ou negativamente) hoje não era o dia para responder. Para bem dizer, hoje era o dia para o Taverna emitir aqueles comunicados padrão do estilo “tomamos o conhecimento, o Taverna está preocupado e vai reagir dentro de horas”. A não observância de alguns passos simples fez-lhes tomar medidas estranhas que produziram impacto adverso. Ora, aqui vão as perguntas que o comunicado não respondeu.
• Primeiro: A Presidência da República comprou vinhos na data ou não?
Segundo: A presidência da República é seu cliente ocasional ou frequente?
• Terceiro: Aqueles vinhos são vendidos no local ou não? Em caso afirmativo, os vinhos custam o preço identificado na fatura?
• Quarto: Aquela fatura é autêntica ou não?
• Quinto Em caso negativo, quais são os marcos distintivos e de segurança do sistema informático do Taverna e o que difere da fatura impressa e posta a circular?
• Sexto: Aliado a pergunta anterior, quais os sinais visíveis de falsificação do documento. Aqui devo asseverar que a justificação de que o Taverna segundo a qual as faturas são emitidas em formato de talões. MENTIRA. Nada obsta a um cliente que, para além do talão lhe seja passado uma declaração ou recibo não fatura que confirme a transação, para efeitos de contabilidade. No recibo, indicam-se o nome da entidade a quem deverá recair a responsabilidade fiscal entre outros elementos. 
O Taverna também afirma que irá investigar e encontrar o prevaricador, o que sugere que ele desconfia que a fonte da tal denuncia tenha saído do restaurante. Só este elemento denuncia uma suspeita: das duas, uma: ou a fatura é autêntica ou o Taverna desconfia de alguém de lá de dentro. Ora, porque afirmara que a fatura não era sua, com que inteligência irá o Taverna trabalhar para identificar o malfeitor supondo que fosse de fora?
• Sétimo: uma vez ter afirmado que a fatura era falsa, que medidas correctivas adicionais tomaram? Pediram desculpas a Presidência e aos demais clientes, incluindo eu, que também sou useiro daqueles restaurantes? 
Resultado de imagem para vinho quinta meleo
Muitos cidadãos possuem uma noção muito reduzida da Presidência da República. Muitos julgam que na Presidência vivem apenas o Presidente da República e sua família e empregados e suas aves. Mas na Presidência trabalham ministros e outros titulares de cargos equiparáveis, para além do Presidente da República, num total que supera 200 funcionários. Com tal, e neste caso específico, existem vários níveis de responsabilização. Com a publicação do comunicado do Taverna, o escândalo ou a desinformação está oficializada. A Presidência da República, principalmente a casa civil deveria pronunciar-se, para clarificar se:
1. Compraram aquelas garrafas ou não
2. Em caso afirmativo naquele preço e porquê.
3. Caso não tenha comprado que medidas correctivas seriam adotadas.
O facto é que a ser verdade, brincou-se com o dinheiro do povo. Mas se não reagir, o povo ainda irá adensar as suas dúvidas e tomará como verdadeiros os factos, prejudicando ainda mais o bom nome institucional. 
Como se pode ver, o comunicado da Casa Civil não poderia sair sem a cooperação do Taverna. Pela natureza das instituições, não deveriam produzir nenhum comunicado conjunto.
Mas a pergunta que não quer calar é: precisava o Taverna emitir o comunicado por causa de uma mensagem de WhatsApp? Em caso afirmativo, que téticas digitais e igualmente agressivas seriam recomendáveis? A resposta a estas perguntas deveria basear-se numa análise situacional mais concreta. 
PS: A apreciação feita aqui foi técnica. E não política. É dirigida aos aficionados pela comunicação estratégica como eu. E aos outros interessados em apreciar temas relacionados com a comunicação de crise.(Dr.Egídio Vaz in facebook)

Resultado de imagem para boato 
Não haja equívocos....................
Não é que eu esteja a favor... Aliás sou contra o despesismo. Filipe Nyusi também. Mas aquela factura supostamente do Grupo Taverna para a Presidência da República foi posta a circular por alguém que se diverte fazendo mal a outrem. Mais uma vez, quero dizer aos moçambicanos, mormente à juventude moçambicana, que o futuro só será melhor em Moçambique com a Frelimo no poder. Não haja equívocos.O segredo para colocar Moçambique novamente na rota do progresso é os moçambicanos exigirem que aqueles veteranos da luta de libertação nacional que impingem líderes ao povo moçambicano deixem de fazer isso.Tenho comigo que Filipe Nyusi está a ser aparentemente falso porque não quer parecer alguém que governa na base de recados, sem ideias próprias. Os moçambicanos têm que ficar do lado do seu Presidente e instar os que lhe pedem projectos em privado para pararem de fazer isso.Pensando melhor, aquela suposta factura do Taverna só pode ser uma das armas usadas por aqueles a quem Filipe Nyusi recusa obedecer, em respeito à Constituição da República de Moçambique, que por isso o querem derrubar. Portanto, o problema em Moçambique não é a Frelimo, mas sim as pessoas que usam a Frelimo no interesse próprio. A luta tem que ser não de tirar a Frelimo do poder, mas sim desactivar os cartéis rivais que pretendem usar a Frelimo como escudo para defender interesses egoístas. Enfim, os militantes da Frelimo e o povo a quem este partido político sempre quis bem servir têm que unir forças para derrubar os detractores de Filipe Nyusi. Ele está a fazer bem por recusar ser marioneta. Confiemos nele e ajude-mo-lo a corrigir os erros do passado e do presente, para que Moçambique volte a ser uma boa referência no mundo!

Vamos acordar, não nos deixemos manipular, moçambicanos!

As contas não batem certo com IVA reportado de 17%. Só com IVA de 14,52991558442% é que as contas batem certo.Logo, a pergunta que se coloca é:

O Grupo Taverna cobra IVA diferente do oficial em Moçambique?
Enfim, diz um adágio, que «mentira tem perna curta». Desafio aqueles que acreditam que a cópia da suposta factura que se tornou viral nas redes sociais em Moçambique é uma reimpressão da original, feita por alguém com "bom senso", a explicar a discrepância dos totais reportados, com e sem IVA, com a taxa oficial do IVA praticada em Moçambique, que é de 17%.  (Dr.Júlio Cumbane in facebook)

0 comments: