quinta-feira, junho 30, 2016

Será desta, de vêz?

A Comissão Mista, constituída pelo Governo e a Renamo, o maior partido da oposição, anunciou hoje que as autoridades moçambicanas já enviaram um convite formal aos mediadores internacionais que deverão participar no diálogo entre as partes para o restabelecimento de uma paz efectiva no país.

A informação foi avançada hoje, em Maputo, pelo porta-voz da Comissão Mista, José Manteigas. A Comissão está a preparar um encontro ao mais alto nível entre o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.

Resultado de imagem para jose manteigas“A nossa contraparte do Governo anunciou que já enviou o convite aos mediadores. Apesar de eles terem manifestado a sua abertura, ainda não responderam oficialmente ao convite”, sublinhou Manteigas, que também é deputado na Assembleia da República, o parlamento moçambicano, pela bancada da Renamo.

Manteigas, que falava minutos após o término da sétima sessão da Comissão Mista, explicou que as partes já alcançaram consensos sobre os termos de referência dos mediadores internacionais propostos pela Renamo nomeadamente a União Europeia, Igreja Católica Romana, e o Presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

Segundo o porta-voz, o grupo também discutiu, na ronda de hoje (29), o funcionamento da Comissão após a indicação de novos membros, mais três de cada lado.

“Como sabem, o Presidente da República alargou mais três membros e o líder da Renamo também alargou mais três”, disse a fonte.

0 comments: