sexta-feira, novembro 01, 2019

se Momade cai a Renamo voltará à natureza que resiste abandonar


Resultado de imagem para ossufo e dlakama"Depois da tempestade, vem a bonança", reza o velho ditado popular, isto é, o mal pode entrar e actuar nas nossas vidas, é normal, até porque as vezes é inevitável, entretanto, no fim as coisas podem mudar para o melhor. Esta é a lógica de que todos gostam. Mas, nem sempre os acontecimentos seguem esta lógica, isto é, a tempestade anteceder a bonança, há vezes em que acontece o contrário, e quando temos esta situação, na maior parte dos casos temos visto coisas vergonhosas, indivíduos que abandonam os seus parceiros de luta por causa da tempestade. Vamos ao assunto.  O país está a fechar um período muito importante na exaltação da democracia, o processo eleitoral que culminou com as eleições gerais, legislativas e das assembleias provinciais realizadas no dia 15 de Outubro. Os resultados divulgados pela Comissão Nacional de Eleições dão vantagem ao candidato presidencial da Frelimo e ao próprio partido em todas as eleições. Estranhamente, desde que iniciou o apuramento dos resultados, parte considerável das reacções que tenho visto crucificam a Renamo e o seu candidato presidencial, Ossufo Momade, como se estes tivessem sido os únicos perdedores, fico mais preocupado porque parte das pessoas que crucificam a Renamo e o seu candidato são as mesmas que fizeram a campanha a favor, embora de forma implícita.
Escreveram textos e textos a maldizer a Frelimo e o seu candidato, e hoje dizem que a Frelimo ganhou porque é organizada e que a Renamo teve uma derrota merecida, how comes?
Os "apóstolos da desgraça" (tal como dizia um dos meus professores do ensino superior), influenciados pelos “apóstolos-mor”, os que querem derrubar Ossufo Momade do poder, decidiram “jogar” toda a culpa em Ossufo Momade, numa clara campanha para desacredita-lo. É impressionante esta capacidade que algumas pessoas têm de mudar de lado, mudam de discurso naturalmente como se nada tivesse acontecido.  Os indivíduos que diabolizam a Renamo e seu candidato presidencial por causa da derrota nas eleições, certamente teriam também argumentos para maldizer a Frelimo e o seu candidato, caso estes tivessem sido os derrotados, aliás, já faziam isso, mas, de repente descobriram que a Frelimo é um partido organizado. São estrategas da arte de sobrevivência.  Não faz sentido que Ossufo Momade seja o único rosto visível, depois de um processo no qual participaram vários candidatos presidenciais e partidos políticos, está claro que há uma campanha para derrubar Ossufo Momade do poder, não estou a falar da campanha declarada de Nhongo, mas sim de indivíduos na própria Renamo que estão por detrás das acções de Nhongo.
Resultado de imagem para ossufo e dhlakamaA crise de liderança que a Renamo enfrenta não é de hoje, nem começa com as eleições, quem está atento sabe que este problema iniciou logo que Dhlakama Morreu. Há pessoas que esperavam ascender automaticamente por via do sangue, tal como acontece nas dinastias, mas a democracia acabou ditando outros destinos para a Renamo, melhores, sob meu ponto de vista.
O problema da Renamo é a própria Renamo que recusa a evolução e afirmação na sociedade como um partido político que merece respeito dos cidadãos. Praticamente, as pessoas que simpatizam com a Renamo não o fazem porque este partido seja convincente na politica, as pessoas simplesmente fazem aliança com a Renamo como forma de retaliar um possível mau desempenho da Frelimo.Logo após a morte de Afonso Dhlakama, Ossufo Momade foi indicado por consenso como substituto até a realização das eleições internas, eleições estas que vieram confirmar que de facto ele era o homem mais indicado para assumir o cargo.
Ossufo Momade adoptou uma política de aproximação ao governo e ao Partido Frelimo, numa clara declaração de que "vamos esquecer o passado e construir o futuro em conjunto", é uma política plausível, tendo em conta que a finalidade da política é mesmo essa, uma busca de soluções para os problemas que os cidadãos enfrentam, mas, infelizmente, nem todos cooperam para o bem neste país.    Os "Apóstolos da desgraça" deturparam as intenções de Ossufo Momade e lançaram a mensagem de que este é um traidor, que não está a ser fiel aos ideais de Dhlakama e por isso deve ser sacrificado. Instrumentalizaram as delegações provinciais do partido e os mais fracos aderiram a campanha, foi assim que começou a caça a Ossufo Momade.
Resultado de imagem para mal nega o bem
Mais tarde, entraram por via militar, disseram ao Nhongo e companhia que Ossufo Momade estava a vender o partido enquanto goza de boas condições de vida em Maputo, conseguiram enganar alguns militares com a ideia de que Ossufo estava a enriquecer em nome do partido, foi assim que Nhongo, certamente depois de alguns incentivos, começou a actuar.  Não resta dúvida, Ossufo Momade é um bom político e uma inovação construtiva na Renamo, mas também para o país, esta política de Ossufo faz-me acreditar num futuro melhor, sobretudo pelo facto de contar com a colaboração do Presidente da República. Infelizmente, há uma ala na Renamo que acredita que o partido só é forte se preservar a postura de confrontação, uma autêntica mentira. mOssufo Momade é perseguido por alguns membros do seu partido, simplesmente por ser um bom político, é de lamentar. Se Ossufo Momade cair, não é apenas ele que sai a perder, aliás, ele não perde nada, na prática essa gente já tem a vida feita, nós, povo moçambicano seremos os maiores perdedores, pois, a queda de Ossufo Momade vai implicar o regresso da Renamo à sua natureza que resiste abandonar.
(de Victor  África in facebook)

0 comments: