quarta-feira, fevereiro 13, 2019

Os pecados das cervejeiras


Segundo fonte da Inspeccão Nacional das Actividades Económicas( Moçambique),a "Heineken" registou primeiro as marcas das cervejas Txilar(já no mercado) e "Pérola"( que será lançada brevemente).
A mesma fonte refere que a CDM ao inteirar-se dos registos anteriormente referidos,começou a fazer publicidade através dos outdoor's "Txilla com a Pérola do Índico" nas paragens dos transportes públicos e semi-colectivos de passageiros.Como se não bastasse,a CDM lançou no mercado a cerveja "Dourada" numa jogada de antecipação em relação a "Heineken" duas semanas antes de a "Heineken" lançar a "Txilar.Jogar por antecipação em termos de concorrência não é pecado.O pecado da CDM foi lançar a "Dourada" numa garrafa verde,que é cor característica e,quiça,de direito da "Heineken". Em síntese,quais os pecados da CDM? São os seguintes: 1-Fazer concorrência desleal com a "Heineken" ao fazer pubicidade "Txilla com a Pérola do Índico",quando se verifica que a "Heineken" já havia registado primeiro as marcas das cervejas "Txilar" e " Pérola".SIM,a publicidade através de outdoor's pode fazer concorrência desleal com marcas,e vice-versa nos termos da legislação sobre a propriedade intelectual( concretamente,propriedade industrial). 2- O segundo pecado da CDM foi lançar a cerveja "Dourada" em garrafas de cor verde,cor característica da "Heineken".
A "Heineken" apresentou queixa contra a CDM na Inspeccão Nacional das Actividades Económicas.A Cervejas De Moçambique foi sancionada com uma o pagamento de uma multa de 2 milhões de meticais.
Entretatanto, a "Heineken" acabou perdendo o direito de cobrar o valor da multa.
Quais os pecados da "Heineken"? São os seguintes: 1- Ainda no decurso do conflito com a CDM,a "Heineken" lançou a cerveja "Txilar" em garrafas de cor castanha,cor
característica da CDM. 2- O segundo pecado da " Heineken" foi ter plasmado nas garrafas da " Txilar" a expressão "Dourada e Refrescante".Ora,este "Dourada" também constitui plágio por parte da "Heineken" em relação à cerveja "Dourada" da CDM.
Assim,a "Heineken" acabou perdendo a razão que inicialmente lhe foi atribuída e,consequentemente,perdeu igualmente o direito de cobrar o valor da multa.
Segundo a fonte que tenho vindo a citar,a "Inspecção" convidou representantes de ambas as operadoras e comunicou-as de que nenhuma delas gozava de razão pois ambas tinham praticado concorrência desleal.
Desfecho : a " Inspec,cão" aconselhou ambas as operadoras a recorrer aos tribunais judiciais,caso se sentissem inconformadas com a posição da " Inspec,cão".

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