Joe Biden é 46º presidente dos EUA.
Kamala Harris a 46ª vice-presidente. Os dois tomaram posse esta quarta-feira.
Sem Donald Trump presente, Mike Pence foi a mais alta figura da
ex-administração que esteve na tomada de posse da nova Administração. Barack e
Michele Obama estiveram no Capitólio, George W. Bush e Laura Bush também. Bill
e Hilary Clinton idem, tal como Bernie Sanders. Entre dois juramentos e
discursos emocionados, Lady Gaga e Jennifer Lopez foram duas das vozes que se
fizeram ouvir na cerimónia “celebra a democracia.
O regresso dos EUA ao Acordo de Paris sobre o clima era esperado assim que Joe Biden chegasse à Casa Branca. Aliás, esta foi uma das primeiras decisões tomadas pelo democrata, que, segundo a CNN, já enviou uma nota às Nações Unidas para que o país retome o grupo de países que se comprometeram a combater as alterações climáticas.
Depois de terminada a cerimónia de tomada de posse no Capitólio, Biden seguiu para a Casa Branca. Em frente às câmaras assinou as primeiras três decisões como presidente. Depois, conta a CNN, seguiram-se pelo menos mais 14. “Este é um dos primeiros compromissos que vamos ter hoje. Achei que com o estado atual da nossa nação não havia tempo a perder. Temos de começar a trabalhar imediatamente”, disse Biden aos jornalistas presentes naquela que foi a primeira vez na Sala Oval como presidente norte-americano.
Além do regresso ao Acordo de Paris, assinou ainda um documento que prevê o uso obrigatório de máscara em todas as propriedades federais e outros para assegurar a igualdade racial, refere a CNN. “Tal como indicamos anteriormente, ao longo dos próximos dias da semana vamos assinar uma série de ordens executivas. Algumas vão ser ainda assinadas hoje [quarta-feira] e vão ajudar a mudar o curso da crise de covid-19 e a combater as alterações climáticas de uma forma como até agora não tínhamos feito.”
A estas decisões Biden chamou “pontos de partida” para cumprir as promessas que fez durante a campanha eleitoral. “Acho que algumas coisas que vamos fazer vão ser ousadas e vitais, não há melhor momento para começar do que hoje. Há um grande caminho a fazer. Estas são apenas ordens executivas. Será ainda preciso definir legislação para muitas destas coisas”.
Joe Biden tomou posse como o 46º Presidente dos EUA.
0 comments:
Enviar um comentário