O artigo em questão tenta mapear a fracção de custos cobertos pelo
número de passageiros a bordo do avião. Assim, se um voo com 100
passageiros pagando a mesma tarifa, 29 pessoas (e portanto, 29% da receita) é
usada para pagar o combustível queimado em vôo. Veja a figura ao lado.
A imagem mostra que
29% da receita com passagens é usada para pagar combustível. Salários consomem
20%, custos ligados à propriedade ficam com 16%, enquanto impostos e taxas
governamentais (nos EUA) ficam com 14%. Fazer a manutenção da aeronave custa 11
assentos, e outros custos ficam com 9%. O lucro da companhia aérea é de apenas
1 assento, ou 1% da receita com as passagens vendidas! Nos EUA, isso representa
em média 164 dólares. Apenas 164 dólares de lucro por vôo.
Portanto hoje o
combustível é o maior componente na estrutura de custos de uma companhia aérea,
o que tem estimulado o fabrico de aeronaves mais eficientes.Face a situação actual
das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) uma saída proposta pelo capitão André Goís
é uma gestão de transporte de passageiros e cargas, operando no Low-Cost. LEIA AQUI.....
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