Refinado, informado, selectivo, visual impecável, gosto refinado, adepto de eventos fashion e de bares da moda, estes são alguns dos traços que caracterizam os metrossexuais. Os metrossexuais são também clientes assíduos de salões de beleza e ginásios, o que se pode notar pelo corpo trabalhado e bem cuidado assim como uma pele imaculadamente limpa, hidratada e sem pêlos.
Metrossexual é um termo já conhecido em sociedades evoluidas e é a junção das palavras metropolitano e heterossexual sendo portanto uma giria para o homem heterossexual urbano mas, frequentemente, o termo é associado à cultura gay, termo que estes recusam aceitar pois ser metrossexual não é sinonimo de homessexualidade.
O aparecimento recente deste termo está ligado à alteração de comportamento do sexo masculino no final do século passado. Tal como as mulheres, os homens começaram a folhear revistas masculinas para saberem o que está ou não na moda. Deixaram de cortar o cabelo no barbeiro e passaram a frequentar com mais assiduidade os institutos de beleza onde fazem de tudo um pouco.
Sim, os metrossexuais entram e saiem dos salões de cabelereiro como as mulheres o fazem. Cuidam das mãos, dos pés, da pele, ficam horas a fio às voltas nos centros comerciais, olhando, experimentando e comprando, enfim, tudo o que antes era considerado futilidade das mulheres faz agora parte do universo masculino e Moçambique não foge à regra.
Os metrossexuais são conhecidos por não viverem sem a sua marca predilecta de hidratante para a pele, apreciam um bom vinho, sonham com o último modelo de carro desportivo e gostam de comprar peças de design, ainda que em alguns casos não passem de puras imitações, que guardam religiosamente em arrumários especificos para cada item: perfumes, pulseiras, relógios, roupa interior, sapatos, fatos, traje casual, etc.
Ao contrário do que se possa pensar, os metrossexuais são pessoas bem sucedidas profissionalmente, como os metrossexuais de renome internacional David Beckham ou Brad Pitt. Entre nós, há o exemplo de apresentadores de TV ou de programas de entretenimento, consultores, advogados, músicos, politicos, etc, muita malta jovem e não só. MC Roger, Bang, Edson Macuacua, Atanásio Marcos, são alguns dos casos notáveis de metrossexuais nacionais.
Exigente e impulsivo, o metrossexual preocupa-se excessivamente com a sua aparência, o que sugere a estampa de narcisista, gastando para tal grande parte do seu tempo e dinheiro (em cosméticos, acessórios e roupas de marca) e, a oferta para este tipo de consumidor cresce a olhos vistos, sobretudo na grande capital Maputo.
Pode-se notar que actualmente há muitos pontos de venda de artigos e acessórios para homem sendo que marcas internacionais e altos preços são a nota dominante. Alias, o cor-de-rosa, verde florescente, laranja, vermelho, roxo, lilás, entre outras cores femininas foram levadas aos guarda-fatos masculinos pelos metrossexuais.
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