Quando Teodado
Hunguana e Teodoro Waty tomam posição oportuna contra a deriva da CNE com sua
interpretação legal partidarizada e anti-democrática, surgem da escória
revanchista do regime vozes acusando-os de fazerem parte de um projecto
político visando colocar o Samora Júnior na Presidência da República. Até Graça
Machel, que não se posicionou politicamente a favor de Samora Júnior (ela
carimbou apenas seu apoio maternal natural) está a ser colocada nessa imaginada
conjura.
As vozes que
colocaram a nu a incompetência desta CNE amarrada num colete de forças entre o
mono-partidarismo da Frelimo e o mono-partidarismo do MDM unidos contra a
Renamo (e toda a CNE, incluindo o mono-partidarismo da Renamo, contra a AJUDEM)
representam os necessários contra-pesos na sociedade contra a actual tendência
de se transformar a comissão eleitoral num palco contra o aprofundamento da
democracia. Eles não representam qualquer movimento dentro da Frelimo, que
pretende arrancar o poder a Filipe Nyusi. Há uma corrente de pensamento mais
progressista na Frelimo (a corrente lite), que não pactua com os recorrentes
golpes contra a transparência e recuos no nosso processo democrático, mas ela
não representa um movimento organizado dentro do aparelho partidário. Se
tivesse que haver um projecto de disputa de poder, com Samora Junior à cabeça,
esse projecto teria de se implantar dentro do aparelho. Não é o caso.
Teodato Hunguana
tomou uma posição mais profunda que uma simples denúncia do argumento inquinado
da CNE para o afastamento do Eng.Venâncio Mondlane e de Samora Junior do
presente processo eleitoral. Ele fez a defesa da transparência e da
participação política, valores supremos da nossa Constituição. Teodoro Waty
tomou uma posição que relativiza a defesa do poder local do Estado - a defesa
do prestígio da função de deputado municipal. A renúncia de Mondlane para
transitar do local (Assembleia Municipal de Maputo) para o nacional (Assembleia
da República) não foi uma violentação desse prestígio. Ela faz jus a uma
tendência global de mobilidade política do local para o nacional. A pretensão
de Samora Júnior em concorrer para a edilidade de Maputo se inscreve também
nesse registo. O poder local foi sempre uma incubadora de figuras destacadas da
política nacional. A democracia francesa, onde se inspira essencialmente nosso
municipalismo, é um repositório tradicional dessa mobilidade. Antes de ascender
a Presidência francesa em 1981, François Mitterrand foi maire de
Châteua-Chinon, em Nièvre. E Jacques Chirac começou de vereador (conseiller
municipal em Sainte-Féreole) para vir a suceder Mitterrand na Presidência em
1995.
Hunguana e Teodoro Waty
não fizeram mais do que defender a sociedade contra esta agressão protagonizada
pelos partidos políticos. Suas posições deverão certamente inspirar os juízes
do Conselho Constitucional. Embora este Conselho também seja formado a partir
do mesmo substracto da representatividade parlamentar, que coloca os partidos
políticos (e menos a sociedade civil profissionalizada) na dianteira de
entidades relevantes para nossa democracia, é esperado que seus juízes defendam
a sociedade contra os excessos dos agentes políticos. As posições de Hunguana e
Waty devem ser acarinhadas porque elas defendem a sociedade e a democracia.
E
Graça Machel? O que ela fez? Nada! Teve apenas seu impulso maternal. Quem lhe
quer colocar em conspiraçōes e quejandos contra o nyusismo está a forçar
demasiado a nota. Se há quem sai completamente intacta desde abalo nas
estruturas da Frelimo é justamente ela.
Mas este
reaccionarismo de circunstância não vai calar os críticos internos da Frelimo.
O Partido precisa de moralizar sua forma de fazer política para reconquistar a
simpatia das classes médias urbanas. Mas nada há que aponte para isso. Dentro
de dias, o Presidente Nyusi vai estar sentado num jantar de angariação de
fundos. Imaginem quem vai estar ao seu lado! Toda uma franja de empresários de
rapina, que procuram a preferência nos grandes negócios do Estado. A Frelimo
não encontra forma de se financiar de modo decente separando o trigo do joio e
querem que os teodatos se calem?
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