É na qualidade de ser um aluno que está a fazer o ensino secundário geral, isto é, a 12ª classe, que escrevo este artigo sobre o ensino, com intuito de reflectirmos sobre o decorrer do processo educativo nesse nível.São vários os motivos que contribuem para que haja má qualidade de ensino no país ou para o mau aproveitamento pedagógico dos alunos. Se quisermos analisar um por um, até poderíamos não chegar a um consenso, porque cada indivíduo tem o seu ponto de vista sobre o assunto. Para uns, dizem que são os professores porque não dão bem as aulas, para os outros são os pais e encarregados de educação. Isto mostra que quer os pais, assim como os docentes não acompanham de perto o processo estudantil do seu educando, pois para outros é a política das passagens semi-automáticas ou o currículo em si. Por seu turno, alguns falam em mau desempenho académico por parte dos alunos.Quanto ao mau aproveitamento pedagógico, não podemos culpar nenhum dos elementos acima citados. Mas sim, a sociedade no seu todo é que é culpada, isto é, uma vez que os responsáveis pela educação não fazem uma inspecção severa ao corpo docente. Quanto aos docentes, esses que são empregues pelo ministério, devem exercer bem as suas funções, que são de ensinar; os pais e encarregados de educação por seu lado devem acompanhar o processo estudantil dos seus educandos, com a finalidade de que os mesmos não terão lacunas nos níveis académicos subsequentes; por seu turno, os alunos devem apostar mais na investigação das matérias que são dadas pelos professores. Isso pressupõe que os docentes devem arranjar os mecanismos de motivar os mesmos a aderirem a actividades desse género.Um exemplo mais claro para alguns mas, para os outros não, é o que está acontecer na sala onde estudo. É muito doloroso e cria-me mal disposição se penso nisso! Não darei exemplos concretos daquilo que acontece nesta turma, porque o meu objectivo, ou seja, a finalidade desse artigo não é criar desavenças entre as pessoas ou alunos e nem criar polémicas. Mas sim, fazer uma reflexão em volta de tudo isso. Um caso que ninguém me disse mas testemunhei, alguns alunos que pensamos que estão aptos ou preparados para fazer a 12ª classe enquanto não, mereciam ser devolvidos para fazerem as classes inferiores, ou mesmo para fazer o ensino primário. Um professor que sai da sua casa dizendo que vai dar aulas aos alunos da 12ª classe, chega na escola e é desmoralizado pelos alunos, o que esse professor deve fazer? Há que pensar na posição do professor. Não julgar o professor pelos resultados pedagógicos desses, mas sim pensar em ambas partes, vendo o que está a falhar. Repito e repiso, o que está acontecer nessa turma é um caso por analisar, apenas limitarei em lamentar!
Afinal, qual é a relação que existe entre o professor e o aluno, dentro da sala de aulas? É uma relação de interdependência, ou seja, de reciprocidade. Segundo Paulo Freire (1970), que foi um educador e pedagogo brasileiro que ainda hoje é referenciado por muitos como uma das autoridades mais marcantes da história da pedagogia mundial, afirma que, ninguém ensina ninguém, ninguém educa ninguém, os homens ensinam-se e educam-se entre si mediatizados pelo mundo. E mais, afirma ainda que não há saberes maiores nem menores, os homens portanto têm saberes diferentes.Para terminar, mando um recado para a maioria dos alunos da 12ª classe, especialmente aos meus colegas que já é hora de acordarmos, daqui a alguns meses estaremos a fazer o ensino superior. Mas, para tal devemos enfrentar esse obstáculo que é a 12ª classe também o exame de admissão. Para que isso aconteça, devemos fazer muito esforço, paciência e sobretudo dedicação pela frente. Deixar de ouvir o que muitos falam e não acertam e se acertasse alguma coisa valia a pena.Portanto, foi visto, analisado e aprovado por mim, que a maioria dos alunos que estão sendo formados e educados para posteriormente fazerem o ensino superior, irão ter muitos problemas no processo de ensino, se é que não estão a ter.Mais não disse!!! (P. S.Macamo)
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