quarta-feira, maio 18, 2022

Roubo precoce de "tibone"

A produção de carnes vermelhas no distrito da Moamba tem vindo a ser perigosamente ameaçada, de­vido aos frequentes ataques prota­gonizados por crocodilos e hienas principal­mente na localidade de Muchia.

Criadores de animais da zona de Muchia, no dis­trito da Moamba, província de Maputo, queixam-se dos ataques perpetrados por crocodilos e hienas contra os seus animais. Segundo apurou Dossiers & Factos, são vários os animais que já caíram nas “gar­ras” destas duas espécies.

Em contacto com a nossa equipa de reportagem, Jorge Lucas conta que perdeu grande parte do seu rebanho de cabritos. "Eu tinha cerca de 50 cabritos, mas agora fiquei com apenas 10 cabritos por causa dos crocodilos que atacaram os meus animais”, disse Lucas, que viu os crocodilos a retardarem-lhe a vida.

"Para além dos crocodilos, um outro grande pro­blema são as hienas, que também têm vindo a ata­car os bois e os cabritos”, acrescenta Victor Soto, mo­rador de Muchia. De acordo com esta fonte, grande parte dos animais são atacados quando se aproxi­mam ao rio Incomati.

Os criadores de animais culpam a exploração de areia nas margens do rio Incomati, pois, segundo eles, estes ataques de crocodilos não existiam antes do início da exploração. Em causa estará, supostamente, o facto de os exploradores de areia não res­peitarem o leito do rio, o que leva a que os crocodilos saiam mais.

A equipa do D & F procurou apurar o número exacto de animais que são dados como mortos por conta destes dois grandes vilões, mas os pe­cuaristas não precisaram o nú­mero, mas nos garantiram que o mesmo é elevado e que os ca­britos têm sido os animais mais atacados.

Sem resposta da Direcção Provincial da Agricultura, que garantem saber do problema, os pecuaristas procuram formas de espancá-lo, vedando o flanco pelo qual costumam ser feitos os ataques, na esperança de reduzir a perda de animais. A verdade é que esta medida, ainda que re­duza o problema, revela-se insu­ficiente, pelo que continuam a lançar o grito de socorro a quem é de direito.

Este é mais um desafio para a província de Maputo, que já revelou a ambição de catapultar a cadeia de valores das carnes vermelhas.  O distrito de Moamba conta com um efectivo de 76 mil bovi­nos, 2 mil ovinos , 109 mil capri­nos, 6 mil suínos, 89 mil aves e 3 mil e 843 caninos.

 

0 comments: