segunda-feira, fevereiro 05, 2018

Alemanha "alimenta" nuclear norte coreano

A Coreia do Norte tem vindo a adquirir tecnologia para os seus programas nucleares e de armas através da embaixada de Berlim, diz o chefe da inteligência da Alemanha. Hans-Georg Maassen disse à NDR TV que muitas dessas actividades foram frustradas, mas nem todas foram detectadas.Ele não disse que tipo de tecnologia foi adquirida, mas disse que poderia ser usado para fins civis e militares.
Resultado de imagem para Hans-Georg Maassen
A Coreia do Norte continuou a desenvolver mísseis e armas nucleares, desafiando as sanções internacionais.
"Nós notamos que tantas actividades de compras ocorreram da embaixada", disse Maassen em uma entrevista que será transmitida na segunda-feira pela BBC. "Do nosso ponto de vista, eles eram para o programa de mísseis, mas também em parte para o programa nuclear", acrescentou. "Quando vemos essas coisas, nós as paramos. Mas não podemos garantir que possamos detectar e bloquear cada tentativa".
A Coréia do Norte ainda não respondeu aos comentários de  Maassen.
Uma investigação separada da emissora pública ARD disse que a agência de inteligência da Alemanha viu sinais da Coreia do Norte tentando adquirir tecnologia e equipamentos em 2016 e 2017. Enquanto isso, um painel de especialistas da ONU encontrou evidências de que a Coreia do Norte ajudava a Síria a desenvolver armas químicas e a fornecer mísseis balísticos a Mianmar. As revelações ocorrem no meio de tensões sobre os rápidos avanços da Coreia do Norte em programas de armas nucleares e convencionais, que atingiram seu ponto mais alto em anos. 
Imagem relacionadaO último teste de mísseis balísticos, em 28 de Novembro, provocou uma nova série de medidas da ONU, visando embarques de petróleo e viagens para os norte-coreanos. Os testes contínuos também provocaram uma guerra de palavras entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano Kim Jong-un. O Sr. Trump, que apelidou de Kim Jong-un "foguete", conheceu desertores da Coréia do Norte em Washington na sexta-feira e disse que esperava que "algo de bom" possa sair dos Jogos Olímpicos de Inverno que começam na Coréia do Sul na sexta-feira. A Coreia do Norte concordou em participar dos Jogos. O Norte e o Sul até formaram uma equipe conjunta de hóquei no gelo feminino, que jogou seu primeiro amistoso no domingo. No entanto, o Norte está avançando com planos para um desfile militar em larga escala na véspera dos Jogos.

0 comments: