terça-feira, abril 26, 2011

A Presidente do Conselho de Administração da StarTimes, empresa que está agora a implementar o sistema de televisão digital em Moçambique, disse que os preços praticados para a aderência ao serviço são acessíveis para todos os moçambicanos, de modo a que a televisão digital possa ser para todos. Valentina Guebuza, que falava na noite de ontem, no lançamento oficial da empresa em Maputo, disse que uma ligação ao serviço da TV digital custa 1.500 meticais, enquanto o valor mínimo a ser cobrado mensalmente é de 300 meticais (cerca de 10 USD). mEste valor está muito abaixo do valor cobrado por outras fornecedoras dos serviços de televisão no país, onde o mínimo é de pelo menos 875 meticais. Valentina Guebuza afirmou, a propósito do lançamento da empresa StarTimes, que até o ano de 2013, pelo menos 70% do território nacional estará coberto dos serviços da empresa. E quando chegar o ano de 2015, período em que será definitivamente substituído o sistema analógico de TV, actualmente em uso no país, todo o país estará coberto de sinal da StarTimes. Actualmente, o sinal da televisão só cobre as capitais provinciais e algumas sedes distritais. Valentina Guebuza disse que a StarTimes vai usar o sistema de satélite para a distribuição dos serviços da televisão pelo que a abrangência será maior.

Para que se possa ter acesso à televisão digital, basta que o seu aparelho receptor (televisor) esteja configurado para o efeito. Alguns aparelhos vendidos no país já vêm com esta configuração. Mas para aqueles que não tem a configuração para receber sinal de televisão digital, a StarTimes diz que vai disponibilizar um conversor, daí que “não será preciso trocar os aparelhos receptores”.

A empresa StarTimes é um consórcio sino-moçambicano. A empresa chinesa denominada SDTV HOLDINGS detém 85% dos capitais da empresa, enquanto a FOCUS 21 - GESTÃO E DESENVOLVIMENTO LIMITADA, empresa da qual Valentina Guebuza é sócia, detém os restantes 15%.Da FOCUS 21 consta como sócio o pai de Valentina Guebuza, Armando Guebuza, que é presentemente o chefe de Estado e presidente do Partido Frelimo.A StarTimes entra no mercado com um capital social de trinta e quatro milhões de meticais e tem como objecto social as seguintes actividades:

a) Serviço básico de televisão digital;

b) Serviço de televisão digital por subscrição;

c) Digitalização do sinal de rádio e televisão;

d) Transmissão do sinal de rádio e televisão;

e) Serviços de multimédia móvel;

f) Produção de publicidade de televisão;

g) Serviço de Internet de banda larga;

h) Todo tipo de serviços de valor adicional baseado nos sistemas acima mencionados;

i) Venda de terminais para televisão digital e Internet;

j) Serviço de informação dos canais;

k) Consultoria técnica;

l) Outras actividades subsidiárias e afins a actividade, desde que não contrariem a legislação moçambicana, após deliberação da assembleia-geral

Para a implementação dos seus projectos, a StarTimes vai investir 140 milhões de dólares norte-americanos, em duas fases. Numa primeira fase serão investidos 100 milhões de dólares e na segunda fase serão investidos 40 milhões de dólares.

Três canais nacionais já assinaram contrato de aderência à StarTimes, o que significa que já podem ser vistos por clientes da empresa. São a televisão pública, TVM, e as televisões privadas, TIM e a religiosa TV Manã.Para além destes canais nacionais, a PCA da empresa, Valentina Guebuza, disse que a empresa já conta com mais de 30 canais, com destaque para os canais internacionais de notícias e desportivos.O evento do lançamento oficial da empresa StarTimes contou com a presença de personalidade de destaque na sociedade moçambicana, entre políticos e agentes económicos. (Borges Nhamirre e Cláudio Saúte)

0 comments: