sábado, julho 23, 2011

O governo indiano tenciona investir na construção de uma fábrica de produção de borracha a ser instalada no distrito do Guruè, província central mocambicana da Zambézia. O projecto para a implantação do referido empreendimento existe há duas décadas, sendo que a sua concretização ficou condicionada devido à guerra de desestabilização de 16 anos, terminada em 1992, havendo já boas perspectivas para a sua edificação.Neste momento, de acordo com o titular da pasta da Agricultura, o governo está a multiplicar as sementes para o fomento da referida planta, de forma a dar corpo ao projecto de produção industrial das espécies. No distrito existe uma área de 25 hectares de árvores de borracha e cada hectare possui 2500 plantas.

A empresa Sun Biofuels Moçambique exportou a sua primeira produção de biocombustíveis, vendendo à companhia aérea alemã Lufthansa 30 toneladas de óleo de jatropha.Luís Gouveia, director da empresa, disse que a Lufthansa fez uma encomenda de óleo produzido a partir da jatropha pela Sun Biofuels Moçambique, na província de Manica, centro de Moçambique, para os ensaios que está a realizar visando a utilização deste tipo de combustíveis nos seus aviões.
“Numa visita recente ao nosso projecto, o vice-presidente da Lufthansa considerou o óleo produzido na nossa unidade de alta qualidade”, afirmou Luís Gouveia, citado hoje pelo “Diario de Mocambique”.O biocombustível exportado pela firma moçambicana, uma subsidiária da britânica Sun Biofuels, teve uma primeira refinação em Moçambique e a segunda, para querosene, na capital da Finlândia, Helsínquia, antes de entrar nos ensaios da companhia alemã, explicou o director da Sun Biofuels Moçambique.

Um acordo de gemelagem entre as cidades capitais de Moçambique e Botswana está na forja, com o objectivo de iniciar uma cooperação em vários domínios, com destaque para a administração públi
ca. Este facto foi anunciado pelo presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, no âmbito da visita do Chefe de Estado tswana, Seretse Khama Ian Khama,.Aliás, o Presidente do Botswana foi agraciado com “chave da cidade” pelo edil de Maputo, tornando-se “citadino honorário”. “O Botswana tem elevados níveis de transparência na administração pública”, sublinhou David Simango, vincando que é esse saber de gestão que poderá ser partilhado em benefício da cidade de Maputo, que tem problemas muito graves de saneamento do meio, urbanização, superlotação, transporte, emprego, entre outros.

O Instituto de Gestão das Participações do Estado moçambicano (IGEPE) arrecadou, no primeiro semestre deste ano, uma receita de 295,43 milhões de meticais (o dólar EUA vale cerca de 30 meticais), contra 163,11 milhões obtidos em igual período de 2010, o que corresponde a um aumento na ordem de 81 por cento. O incremento registado deveu-se ao aumento dos dividendos na participação no sector financeiro e à alienação das acções do Estado aos gestores, técnicos e trabalhadores da Petromoc.O ministro das Finanças, Manuel Chang, destacou que o desempenho do IGEPE é “positivo, pois mostrou-se igualmente produtivo ao nível da regulamentação, nomeadamente na preparação da Lei das Empresas Públicas, Lei Complementar sobre Parcerias Público-Privadas, Projectos de Grande Dimensão e Concessões Empresariais e ainda a Lei sobre o processo de transmissão das participações do Estado reservadas aos gestores, técnicos e trabalhadores”.

O Governo meridional mocambicana de Inhambane ordenou a remoção de placas com a inscrição “propriedade privada” em estabelecimentos turísticos, por considerar esses anúncios uma forma de discriminação. Segundo o inspector do Turismo naquela província, Baltazar Dias Joaquim, a utilização daquele tipo de dizeres faz com que muitos utentes se sintam excluídos. “Quando encontramos nos restaurantes placas que dizem ‘propriedade privada’, ou ‘aqui não é para entrar’ removemo-las de imediato, porque isso parece um ‘apartheid’, pois quando as pessoas encontram essas placas sentem-se excluídas” , disse à Lusa Baltazar Dias Joaquim.O inspector acusou alguns operadores turísticos de instruírem os seus funcionários de impedir clientes de entrarem nos seus estabelecimentos e de usarem preços injustificadamente elevados como forma de seleccionar clientela.

Catorze vias, entre alamedas e ruas da capital mocambicana, Maputo, passarão a ter sentido único a partir de Outubro próximo, uma medida que visa reduzir o congestionamento e facilitar o escoamento do tráfego.Trata-se das avenidas Amílcar Cabral, Armando Tivane, Ho Chi-Min, Marien N´Gouabi, Mohamed Siad Barre, Romão Fernandes Farinha, Rio Tembe, Salvador Allende, Tomás Nduda, da Tanzânia, Vladimir Lénine, Malhangalene e as ruas da Resistência e da Rádio.O vereador do pelouro, João Matlombe, esclareceu que os sentidos únicos não serão aplicados em todas as extensões das avenidas e ruas abrangidas, mas nalguns troços onde ocorrem mais casos de congestionamento.Afirmou ainda que a proposta pretende organizar o estacionamento nas artérias sem separadores físicos centrais; reduzir o número de manobras em cruzamentos entre vias principais e secundárias com importância no escoamento de veículos, particularmente nos períodos de ponta.

A jornalista do programa infantil da Rádio Moçambique, Cecília Dimande, participa na inauguração oficial da II Sessão da Liga Internacional das Crianças que decorre na Ucrânia em representação de Moçambique e cujas actividades deverão se prolongar ate ao dia três do próximo mês. Cecília Dimande é uma das quatro crianças que partiram Domingo último para aquele pais do Báltico, para irem tomar parte numa série de actividades ligadas à realização daquele evento que reúne pela, segunda vez, crianças de todo o mundo, e que tem como chefe da Delegação, O Dr. Bento Baloi, um antigo jornalista do Semanário moçambicano 'Domingo', e agora membro da Fundação Joaquim Chissano, para além de que ele próprio já foi esteve num evento similar naquele país há 30 anos já quando ainda era criança também.Cecília é tida por profissionais da comunicação radiofónica e televisiva, como o jornalista da RM, Emílio Manhique, como uma promessa que já está a se revelar em ponto grande e que será uma grande estrela nos próximos anos, dado que mesmo criança que ainda é, “ela faz uma emissão com todos os condimentos que só se podem esperar de um comunicador já temperado pelo tempo experiência de anos de labor e dedicação”.

0 comments: