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segunda-feira, dezembro 06, 2010

Falhou

O Ministro moçambicano das Pescas, Victor Borges, disse que o Plano Director das Pescas 1995/2005 fracassou devido a falta de fundos, entre outros factores.“Este plano estava avaliado em 250 milhões de dólares americanos, mas durante esse tempo não foi possível mobilizar este financiamento”, disse o governante.Borges não precisou o nível de fracasso na mobilização dos fundos necessários para implementar esse plano, mas sabe-se que, dentre vários programas afectados, constam os de desenvolvimento de infra-estruturas e o relacionado com a reestruturação da frota de pesca.Segundo o Ministro, esse Plano Director tinha enfoque no desenvolvimento da pesca de camarão, crescimento da participação do sector privado na área das pescas (com a redução do Estado nessa área), desenvolvimento de recursos humanos, entre outros.Contudo, apesar do fracasso no financiamento de muitos projectos inicialmente preconizados, Borges apontou para algumas áreas em que o Plano Director 1995/2005 teve resultados positivos, com destaque para o aumento da participação do sector privado na actividade pesqueira e o desenvolvimento de recursos humanos qualificados para esta área.Para o período 2010/2019, o Ministério das Pescas pretende maximizar a actividade da aquacultura praticada tanto no mar como na água doce, aumentar os níveis de captura do pescado no geral, capitalizar as pequenas e médias empresas do sector pesqueiro, entre outras medidas.A principal aposta deste Plano Director é o desenvolvimento da aquacultura, actividade cujo potencial não é aproveitado na totalidade no país.Falando a jornalistas, o porta-voz do Ministério das Pescas, Hermínio Tembe, disse não se saber ainda o orçamento global deste plano, uma vez que está ainda em curso uma série de estudos dos programas a serem implementados durante esse período.Com o processamento do pescado, o Ministério das Pescas pretende agregar valor ao produto, abrangendo um mínimo de quatro mil das cerca de 14 mil toneladas do pescado actualmente exportado para o mercado internacional.

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