terça-feira, dezembro 28, 2010

Indignado com a Vale e a Riverdale

O primeiro-ministro (PM) de Moçambique, Aires Ali, zangou-se com as empresas mineiras que operam na província de Tete. Numa visita recente a esta província, o segundo homem forte do Governo disse ter constatado irregularidades no reassentamento das famílias retiradas das suas zonas habituais de residência, para dar lugar a projectos de exploração mineira. “No âmbito do processo de reassentamento para dar lugar a exploração do carvão, as empresas mineiras Vale e Riverdale já reassentaram 1.448 famílias. Foram providenciadas casas de acordo com as condições anteriores no local de proveniência. Na maioria, foram construídas casas de tipo1, 2 e 3”, começou por explicar o PM.Entretanto, Aires Ali disse ter visto coisas desagradáveis, no processo de reassentamento. “Eles merecem muito mais, pelo simples facto de terem compreendido e deixado as suas terras e casas onde habitavam há bastante tempo, para dar lugar a exploração do carvão. As riquezas exploradas na terra onde este cidadão vivia, devem beneficiá-lo”, disse, entretanto, o PM. O reassentamento na zona de Muaradzi, levado a cabo pela empresa mineira ‘Riverdale Mining’, vai acolher 500 famílias. Já foram reassentadas 26 famílias provenientes do bairro Capanga, no distrito de Moatize. No novo bairro de reassentamento, foram construídas casas de tipo 1, 2 e 3.
O que preocupou o PM, são as condições básicas que ainda não foram criadas. Ainda não foram construídas, naquele local, infra-estruturas para os serviços de saúde, polícia e educação, referiu. As 26 famílias já reassentadas recorrem a Cateme, percorrendo cerca de 10 quilómetros, para ter acesso aos serviços básicos. O PM ficou indignado com esta realidade e deixou aviso aos responsáveis pela exploração mineira em Tete. “Devem explorar as riquezas, mas em contrapartida a comunidade tem que se beneficiar disso. Não basta termos grandes projectos, precisamos de empresas que trazem benefícios para a população abrangida”, quer Aires Ali. (Jorge Mirione)

1 comments:

Anónimo disse...

Estive lá por um longo período, e o povo moçambicano daquela região são tratados como cachoros, inclusive nos canteiros de obra.