sexta-feira, março 07, 2014

Carta do sobrinho para o tio Nyussi

Querido Tio, sei que à essas alturas já deve existir muitos lambe botas a usar a língua como seu instrumento de trabalho para fazer brilhar a sua não menos valorosa bota. Sei também que os senhores intelectuais das redes sociais já começaram a usar o seu muito complicado português para o criticar - mesmo antes de o ver a dar qualquer passo.
Eu vim fazer diferente, Tio Nyussi.
A minha previsão manda dizer que os próximos tempos, os meios de comunicação sociais e as redes sociais vão girar em torno da sua imagem, feitos e da sua candidatura as eleições presidenciais de Outubro de 2014. A FRELIMO a qual tio Nyusi vai representar, não é uma FRELIMO acostumada a perder, é uma FRELIMO de vencedores - nem que para isso tenha que haver REVIRAVOLTA. Viva a FRELIMO, Tio Nyussi. Considerando que o Tio Nyussi já é o candidato oficial da Frelimo para as presidenciais, e a Frelimo é um partido de vencedores, já podemos afirmar que o Tio Nyussi é o próximo presidente da República, ou seja, o sucessor de Armando Guebuza que é sucessor de Joaquim Chissano, que por sua vez é sucessor de Samora Machel. Wau, Tio Nyusi, estamos a crescer, o pais está a desenvolver. De SAMORA MACHEL para FILIPE NYUSSI, tendo em conta que passamos pelo ARMANDO GUEBUZA. Isso levanta a auto-estima de todo povo moçambicano. Mas tio, cá entre nós, não é fácil suceder um presidente do tamanho de Guebuza.
É sério.
A chegada a Ponta Vermelha pode ser o inicio de um pesadelo. Um presidente que viciou o seu povo em greves, reclamações e desgosto pela figura de chefe de estado deixa feridas difíceis de sarar, portanto, há que ter cuidado. Esse povo agora já joga na defensiva e ainda temos os intelectuais que jogam na ofensiva. Não, não vai ser fácil. Vamos precisar de um G40x2 ­= G80. O povo há muito que precisa de um presidente, e já que sabemos que Tio Nyussi, embora que de forma automática, é o eleito, peço que seja um presidente de verdade.
No nosso país a democracia tem a idade que tem. Quem escolhe o Presidente da República é o Comité Central. O ditado "QUEM NÃO TEM CÃO, CAÇA GATO" faz todo o sentido aqui, então, cacemos juntos Tio Nyussi, não nos decepciones, envergonhe esses intelectuais do Facebook que só sabem criticar, supreenda-nos, Tio.
Não vou alongar mais as linhas da minha humilde carta. Ensinaram-me a não comentar muito sobre assuntos políticos em aberto, por razões óbvias. O pouco que faço deve-se a aquilo que Aristotele já disse " o homem é um animal político". Desejo-lhe boa sorte e bom trabalho, Tio Nyussi.
Do teu sobrinho querido.

0 comments: